Vacinação ocorrerá neste sábado na UBS Dieter Staudinger (PAM), das 8h às 12h, com atendimento aberto a toda a população do município.

A Secretaria de Saúde de Ibirama anunciou duas importantes ações voltadas à promoção da saúde no município: uma campanha de vacinação neste sábado (27) e a realização da Conferência Municipal de Saúde no dia 30 de junho. A secretária de Saúde, Mary Ionara Ribeiro, destacou que a vacinação ocorrerá na UBS Dieter Staudinger (PAM), das 8h às 12h, com atendimento aberto a toda a população do município.
“Será um momento para colocar a carteirinha de vacinação em dia, atendendo crianças, adultos, idosos e gestantes”, explicou a secretária. A ação segue o cronograma habitual do município, que realiza campanhas no último sábado de cada mês.
Já a Conferência Municipal de Saúde será realizada no dia 30 de junho, a partir das 8h, no Salão Paroquial de Ibirama. O evento integra o processo de planejamento do sistema de saúde e acontece a cada quatro anos, reunindo propostas e demandas da população.
Segundo a secretária, a conferência tem como objetivo identificar as principais necessidades da rede de saúde local e encaminhar as discussões para as etapas regional, estadual e nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É um espaço aberto para todos. Precisamos da participação de usuários do SUS, profissionais da saúde e da comunidade em geral. Cada contribuição é importante para fortalecer as políticas públicas de saúde”, ressaltou Mary Ionara Ribeiro.
Brasil Sorridente
Além das ações de vacinação e da conferência, a Secretaria também destacou a adesão de Ibirama ao programa Brasil Sorridente, por meio da oferta de próteses dentárias gratuitas. O programa busca ampliar o acesso à reabilitação oral, contemplando próteses totais e parciais.
De acordo com a secretária, o acesso é realizado por meio das unidades de saúde do município. O paciente deve procurar o dentista do posto, que fará a avaliação e o encaminhamento necessário para o atendimento especializado.
“A iniciativa contribui diretamente para a saúde, a alimentação e a autoestima dos pacientes”, destacou.
As ações reforçam o compromisso do município de Ibirama com a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a participação popular na construção das políticas públicas da área.




