Secretaria de Saúde de Ibirama reforça vacinação e convida população para Conferência Municipal de Saúde

Foto de Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

Vacinação ocorrerá neste sábado na UBS Dieter Staudinger (PAM), das 8h às 12h, com atendimento aberto a toda a população do município.

A Secretaria de Saúde de Ibirama anunciou duas importantes ações voltadas à promoção da saúde no município: uma campanha de vacinação neste sábado (27) e a realização da Conferência Municipal de Saúde no dia 30 de junho. A secretária de Saúde, Mary Ionara Ribeiro, destacou que a vacinação ocorrerá na UBS Dieter Staudinger (PAM), das 8h às 12h, com atendimento aberto a toda a população do município.

“Será um momento para colocar a carteirinha de vacinação em dia, atendendo crianças, adultos, idosos e gestantes”, explicou a secretária. A ação segue o cronograma habitual do município, que realiza campanhas no último sábado de cada mês.

Já a Conferência Municipal de Saúde será realizada no dia 30 de junho, a partir das 8h, no Salão Paroquial de Ibirama. O evento integra o processo de planejamento do sistema de saúde e acontece a cada quatro anos, reunindo propostas e demandas da população.

Segundo a secretária, a conferência tem como objetivo identificar as principais necessidades da rede de saúde local e encaminhar as discussões para as etapas regional, estadual e nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um espaço aberto para todos. Precisamos da participação de usuários do SUS, profissionais da saúde e da comunidade em geral. Cada contribuição é importante para fortalecer as políticas públicas de saúde”, ressaltou Mary Ionara Ribeiro.

Brasil Sorridente

Além das ações de vacinação e da conferência, a Secretaria também destacou a adesão de Ibirama ao programa Brasil Sorridente, por meio da oferta de próteses dentárias gratuitas. O programa busca ampliar o acesso à reabilitação oral, contemplando próteses totais e parciais.

De acordo com a secretária, o acesso é realizado por meio das unidades de saúde do município. O paciente deve procurar o dentista do posto, que fará a avaliação e o encaminhamento necessário para o atendimento especializado.

“A iniciativa contribui diretamente para a saúde, a alimentação e a autoestima dos pacientes”, destacou.

As ações reforçam o compromisso do município de Ibirama com a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a participação popular na construção das políticas públicas da área.