O projeto Se Toca, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama, que foi contemplado recursos do Poder Judiciário, levou informação para mais de 500 alunos de oito escolas do município. Ao todo foram realizadas 13 palestras de novembro de 2022 até o mês de outubro deste ano.
A vice-presidente da Rede Feminina, Anne Marie Cascaes, explica que o projeto tinha como principal objetivo trabalhar a prevenção ao câncer de mama e colo de útero. “O projeto foi um sucesso e levamos informação para alunos a partir dos 12 anos até as séries finais. Com o Se Toca, também contemplamos os estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos”, pontua.
Ela comenta ainda que hoje as crianças e adolescentes vivem em um mundo imediatista e sem tempo para valorização da vida. Pensando nisso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer criou o projeto. “Com ele pudemos propor um estilo consciente de vida saudável e destacar que as principais causas do desenvolvimento do câncer estão relacionadas ao estilo de vida, que envolve o uso de fumo e outras drogas, bem como sedentarismo, má alimentação, obesidade e outros fatores”, completa.
Nas palestras a RFCC falou sobre a função celular e a reação ao uso de toxinas, prevenção ao câncer, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e explanou sobre o que é o câncer e como a família pode e deve se envolver com o paciente.