A conferência foi aberta ao público e contou com a participação de 120 pessoas.
Nesta semana, foi realizada a I Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento aconteceu na Associação dos Aposentados e teve como tema “Fortalecer e Garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de Saúde Mental em Liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.
Foram discutidos quatro eixos no tema, sendo eles Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Após, foram elencadas 13 propostas para serem desenvolvidas pela administração municipal. Também, definiram-se três ações, que serão discutidas e votadas na Conferência Macrorregional, a ser realizada em Blumenau. As propostas são: aumentar a disponibilidade de leitos psiquiátricos na região do Alto Vale do Itajaí; oferecer especialização em saúde mental para profissionais de saúde e educação para detecção de casos precoces nas escolas, com incentivo financeiro para estes profissionais; e definir valor financeiro fixo do recurso total da Saúde, para ser direcionado a saúde mental.
“Fomos surpreendidos com a participação do público, e principalmente dos estudantes adolescentes. Eles foram muito ativos e compartilharam situações que, com certeza, mudarão nossa forma de trabalhar”, conta Iara Possamai, secretária de Saúde.
A conferência foi aberta ao público e contou com a participação de 120 pessoas. Estavam presentes autoridades municipais, estudantes e população em geral.
Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Presidente Getúlio