Pacientes já podem retirar resultados de mamografias

Geral

Recomendação é que as mulheres retirem os exames o quanto antes

As pacientes que participaram da campanha de doação de mamografias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Ibirama já podem retirar o resultado dos exames que estão disponíveis na sede da entidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30.

De acordo com a presidente da Rede Feminina de Ibirama, Eva Scheidemantel,  a recomendação é que as mulheres retirem os exames o quanto antes e se eles indicarem qualquer alteração elas devem procurar um médico imediatamente. “A campanha foi um sucesso e atingimos o objetivo que é a prevenção, agora chegou o momento da retirada dos resultados que também é muito importante”, disse.

A mamografia é um dos exames de imagem capaz de detectar alterações como nódulos na mama ainda que sejam de tamanho bem pequeno, o que no caso de câncer, aumenta ainda mais as chances de cura e facilita o tratamento. A indicação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que ela seja feita anualmente por mulheres a partir dos 40 anos. Para mulheres pertencentes a grupos com risco aumentado para desenvolvimento de câncer, como histórico da doença na família, a recomendação é a partir dos 35 anos.

Ainda segundo Eva, a campanha deste ano teve alterações que trouxeram ainda mais qualidade aos exames, já que eles passaram a ser feitos numa clínica especializada nesta área e com profissionais ainda mais capacitados. A previsão é de que uma nova campanha seja feita no mês de outubro para atender ainda mais mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *