Educandário está em construção no Bairro Progresso
Na sessão do dia 1º de julho, foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 11/2024, encaminhado pelo Poder Executivo, que denomina a Escola Municipal Ruth Fritsche o educandário em construção no Bairro Progresso. Conhecida carinhosamente como Dona Ruth, a professora Ruth Fritsche teve uma forte ligação com o município de Ibirama, destacando-se nas áreas da cultura e educação.
Em seu discurso na tribuna, o Prefeito em Exercício, Jucélio de Andrade, enfatizou a justa homenagem a essa grande figura, que foi professora, diretora escolar, artesã e uma reconhecida ativista cultural em Ibirama e região, especialmente por sua atuação com grupos folclóricos.
A biografia de Ruth Fritsche foi apresentada pela servidora municipal Sandra Sechi, com colaboração da irmã de Ruth, Ingeburg F. Krause. Emocionada, Ingeburg destacou passagens importantes da vida da irmã no município na tribuna da Câmara.
Legado
Ruth Fritsche, que faleceu em 2023, deixou um legado de dedicação e excelência. Entre seus feitos, destaca-se a criação do Grupo Folclórico Neu Bremen, enquanto era diretora da Escola Básica Valmor Ribeiro. O grupo, um cartão postal da cultura de Ibirama, tem representado a cidade em diversos eventos pelo Brasil, incluindo a Festa das Nações em Brasília.
Ruth também trouxe vários grupos folclóricos culturais da Alemanha para o Brasil e, mesmo fragilizada, acompanhou o Grupo Neu Bremen em um itinerário pelo sul da Alemanha em 2018. Foi idealizadora e incentivadora da festa típica de Ibirama, o Weihnachtsmarkt, uma celebração natalina baseada na história de colonização da cidade.
Junto ao Grupo Neu Bremen, fundou o conhecido Café Colonial Beneficente ao Hansahoehe. Sua criatividade também deu origem às lanternas, símbolo maior da festa natalina, às caminhadas de lanternas e aos desfiles natalinos realizados pelo grupo Neu Bremen.
Ela faleceu em julho do ano passado, vítima de câncer. Em julho de 1987, foi diagnosticada com um câncer agressivo na região do mediastino, que deu início ao primeiro calvário em sua vida. Após 17 anos, sofreu com o aparecimento do segundo câncer quando perdeu o estômago e em 2016, foi acometida pelo terceiro câncer, agora no esôfago.
Ruth Fritsche será eternamente lembrada por sua contribuição inestimável à cultura e educação de Ibirama.