Com a liberação os agentes poderão atuar em ocorrências de maior risco.
Os agentes da Guarda Municipal de Rio do Sul poderão circular armados a partir desta semana. Foi concedido pela Polícia Federal o porte de armas para os agentes, liberando e permitindo o uso de armamento em ocorrências.
Com a autorização, os agentes podem atuar armados em serviço à paisana. A Prefeitura aguardava a liberação da Polícia Federal há mais dois anos e meio e garante mais segurança para os agentes no atendimento às ocorrências, que antes não tinham como atuar em algumas situações mais graves ou que envolviam risco à segurança dos profissionais.
Para atuarem armados, a Prefeitura de Rio do Sul investiu cerca de R$ 80 mil na compra de 31 pistolas 9mm, além de mais duas carabinas 9mm, que completam o arsenal de armas longas. Para utilização das armas todos os agentes passaram por diversos cursos de capacitação.

O comandante da Guarda Municipal, Robson Ferreira, ressaltou que o armamento vai ampliar ainda mais a atuação dos agentes nas ruas. “Em diversas ocasiões os guardas não podiam atender algumas ocorrências ou realizar operações por conta de não estarem armados. Superamos todos os trâmites burocráticos, treinamos intensamente os guardas que estão preparados para proteger as pessoas. É um momento histórico para nossos agentes e estamos muito felizes por esta conquista”, comentou.
Já o prefeito José Thomé valorizou os investimentos históricos na Guarda Municipal, que teve o efetivo reforçado recentemente e em breve receberá novas viaturas. “Investir em segurança pública é fundamental para termos um clima de cidade segura. Ainda temos importantes projetos da Guarda para tirar do papel e vamos trabalhar muito para cada vez mais para levarmos segurança a nossa população”, falou.
Mudança na aplicação de multas
Nesta semana também entra em funcionamento na Guarda um novo sistema de aplicação de multas. Com a mudança as ocorrências deixam de ser registradas no papel e serão feitas através de aparelhos smartphones. Para a mudança ocorrer, os agentes passaram por treinamento. Com o novo sistema, após o preenchimento da infração pelo celular dos guardas, as autuações são inseridas automaticamente no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A mudança facilitará a atuação dos agentes nas ruas, desburocratizando procedimentos para fazer ocorrências, além de dar mais transparência e reduzir multas aplicadas por engano ou erro na infração.
Por Departamento de Comunicação – Prefeitura de Rio do Sul