Deputado catarinense pede à ministra da Saúde mais transparência nas filas de transplante de órgãos

Picture of Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

Jorge Goetten argumenta que a divulgação estimula as pessoas a tornarem-se doadoras

O deputado federal Jorge Goetten (PL) oficiou nesta segunda-feira (28) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pedindo informações sobre o funcionamento da ordem de transplantes no Brasil e também solicitando maior divulgação das informações a esse respeito.

Chamou a atenção dos brasileiros a rapidez com que o apresentador Fausto Silva recebeu um transplante de coração. Faustão estava na fila há apenas 7 dias e passou por cirurgia para receber o órgão neste domingo (27), no Hospital Albert Einsten, em São Paulo.

Embora a situação já tenha sido esclarecida sobre a prioridade do apresentador para receber o coração, o deputado defende uma maior divulgação e transparência nas filas de transplante de órgãos, justificando que, dessa forma, as pessoas se sentem mais motivadas a serem doadoras.

 “Todos ficamos muito felizes com a notícia de que Faustão conseguiu o transplante e de que a cirurgia foi um sucesso. Logo depois da notícia, recebi diversos questionamentos se ele teria furado a fila. Por isso, acho importante haver mais esclarecimentos sobre como funciona essa fila de transplantes, para que a população em geral saiba e se sinta estimulado a ser doador”, explica Goetten.

Aumento de doadores

O Sistema Nacional de Transplantes (STN) já informou que foi registrado um aumento do número de doadores após a notícia de que Faustão necessitava de um transplante. Ainda não há números oficiais, já que os dados são fechados mensalmente.

Goetten, que é doador de órgãos, enfatiza a necessidade de reforçar o pedido de doação. “Ninguém quer passar pelo que Faustão passou, mas de tudo pode ser extraído algo de bom. Vamos aproveitar o momento e mostra que uma vida pode ser salva e uma família pode voltar a sorrir”.

Santa Catarina lidera doações

Santa Catarina teve a maior taxa de doadores de órgãos do Brasil em 2022, com 44,8 doadores efetivos a cada um milhão de habitantes. O número é quase três vezes maior que a média nacional, de 16,5 por milhão da população. O Estado manteve a liderança do ranking pela 14ª vez em 18 anos, segundo o relatório anual da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

O Estado contou com o quarto maior número absoluto de doadores, com 329 pessoas, e ficou atrás de unidades federativas com populações maiores. São Paulo obteve 975 doadores, o Paraná contou com 471 e o Rio de Janeiro com 349. Cada uma dessas pessoas pode doar órgãos e tecidos a depender do quadro clínico para um ou mais pacientes.

Outro destaque de Santa Catarina foi o registro do maior percentual do país com relação à quantidade de doadores efetivos sobre o número de notificações para possíveis cirurgias. Cerca de 45% dos doadores em potencial concluíram o processo e efetivaram alguma doação. No ano passado, foram 728 notificações em território catarinense e apenas 55% não foram realizadas. Entre os principais motivos para a negativa estão a recusa das famílias e a contraindicação médica.

Final do Municipal de Futsal de José Boiteux: Disputa Acirrada e Emoção

A emocionante final do Municipal de Futsal de José Boiteux deixou todos os presentes com o coração acelerado! Na entrevista exclusiva, Jota Nascimento compartilha suas impressões sobre a grandiosidade do torneio, que reuniu 400 atletas talentosos em uma disputa acirrada. Ele destaca o sentimento de dever cumprido e a importância da atuação impecável da arbitragem e da segurança durante o evento. Se você quer saber mais sobre os bastidores dessa competição eletrizante e as emoções vividas, não perca a oportunidade de conferir a entrevista completa! Assista agora e reviva os melhores momentos!

Read More »

Casamento Comunitário em Ibirama: Unindo Sonhos e Regularizando Vidas!

Descubra como o Casamento Comunitário em Ibirama está transformando vidas e unindo sonhos! Em uma parceria inovadora com o Cartório de Registro Civil, casais em união estável têm a oportunidade de regularizar sua situação de forma especial, com cerimônias civil e religiosa no mesmo dia. Com inscrições abertas até 23 de outubro e a cerimônia marcada para 23 de novembro, este evento promete fortalecer laços familiares e religiosos. Não fique de fora dessa celebração única que valoriza o amor e a união! Venha fazer parte dessa história emocionante!

Read More »

Hansahoehe completa 88 anos

Prédio foi confiscado em 1942 e devolvido à comunidade em 20 de setembro de 1986 Fotos Arquivo Marcelo Zemke O edifício Hansahoehe, um marco arquitetônico

Read More »