Circuito gastronômico Rio de Sabores acontece de 20 de junho a 14 de julho em Rio do Sul

Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

Fotos Marcelo Zemke


O primeiro circuito gastronômico de Rio do Sul, o Rio de Sabores será realizado de 20 junho a 14 de julho. A nova data foi definida pela organização do festival em razão das chuvas que ocorreram em final de maio. Celebrar a rica e diversa culinária local, impulsionar a economia e fortalecer a identidade cultural da cidade estão entre os principais objetivos do Festival Rio de Sabores, que reunirá 13 estabelecimentos com menus exclusivos.

Os participantes foram desafiados a criar pratos inéditos para oferecer uma oportunidade única a moradores e visitantes, convidando a descobrir e degustar receitas que refletem as tradições e influências culturais da cidade. A jornada até a formação do evento conta com capacitações em diferentes áreas com foco na sustentabilidade dos empreendimentos mesmo após este festival.

“O 1º Rio de Sabores é mais do que um evento culinário – é um catalisador de desenvolvimento econômico, cultural e social. É uma celebração de tudo o que temos de melhor e uma oportunidade para mostrarmos nossa riqueza cultural e gastronômica, ao mesmo tempo em que fortalecemos a economia local. Estamos orgulhosos de dar esse passo importante em direção a um futuro próspero, onde a gastronomia serve como ponte para o progresso e a união da comunidade”, destaca o prefeito José Thomé.

Circuito gastronômico Rio de Sabores será de 20 de junho a 14 de julho.

Conheça os 13 estabelecimentos participantes

Para a estreia de Rio do Sul, as empresas participantes trabalharam com a temática “Sabores da Origem”, destacando ingredientes regionais em receitas afetivas que exploram lembranças familiares ou de infância. No trabalho de capacitação, uma delas teve assinatura do chef e consultor gastronômico, William Aimar.

Desafiados a abraçar as tradições e a inovar em suas práticas, os participantes do 1º Festival Rio de Sabores trazem ao público menus em quatro categorias: cafeterias e confeitarias; bar e petiscarias; restaurantes à la carte e restaurantes bufê (livre ou peso).

Os estabelecimentos confirmados no 1º Festival Rio de Sabores são:

Armazém do Rosa: traz ao festival o Tilápia em Crusted, com filé do pescado, queijo colonial e palmito numa proposta de trazer um sabor caseiro de comida bem feita e saborosa.

Café Delícias da Gore: apresenta o Combo Gore contendo cuca de massa crescida com creme de baunilha, geleia caseira de Campari e farofa, mais brusqueta com pão de fermentação natural, recheada com creme de queijo branco, requeijão, lombo suíno, mussarela de búfala, tomate-cereja e abacaxi com calda caramelizada, acompanhados de um café coado (Dripp Coffee) ou expresso com grãos selecionados.

Calafate Gastrobar: servirá a Tábua Calafate, com costelinha de porco barbecue, acompanhada de cebola flambada em uísque, farofa amanteigada, molho chimichurri de ervas frescas, molho barbecue artesanal da casa e palitinhos de aipim com queijo parmesão. Dois shots de caipirinha de cachaça complementam o menu e serão servidos como entrada.

Casa do Pão: traz ao 1º Festival Rio de Sabores o combo Sabor e Tradição, com brusqueta de salame sobre um pão italiano com notas de tomate e orégano, com a massa levemente enriquecida com cerveja preta, uma camada de requeijão, fatias de tomates secos feitos na casa, salame, finalizado com o queijo mussarela e parmesão, mais torta de queijinho acompanhada da geleia caseira de frutas vermelhas e suco de frutas refrescante ou um café encorpado.

Insalate & Co: apresenta o Combo Insalate contendo caldo de creme de batata com crispy de bacon e fios de nata e como sobremesa bolo de aipim com coco, receitas que remetem ao aconchego dos dias frios em família.

Melanzane Restaurante: Magret Melanzane é a proposta do estabelecimento de gastronomia italiana que traz para o festival uma releitura do tradicional risoto italiano, servido com peito de pato grelhado finalizado com geleia de tangerina.

Micheli Naschenweng Cozinha Autoral: convida para degustar o Trio Sabor, formado pelo rillette de bochecha suína com pão tostado como entrada; risoto à parmegiana com saltimboca de filé mignon e molho roti como prato principal e torta com massa de pão de ló e a combinação de chantilly de nata colonial, pistache e frutas vermelhas como sobremesa.

Open Hall Pizzaria: o Combo Pizza Open Hall traz ao circuito gastronômico uma pizza pequena com borda de creme de palmito recheada com dois sabores: alcatra de cordeiro ou com mignon suíno e molho de tomate, queijo mussarela, tomate cereja, palmito em rodelas, geleia de hortelã e orégano, acompanhada de pizza brotinho com borda de chocolate branco com coco recheada com queijo mussarela, banana, canela em pó, abacaxi, chocolate branco, doce de leite, morango e toffile de caramelo.

Panela de Barro: o macarrão caseiro com massa fresca preparada com ovos caipiras acompanhado de frango temperado com ingredientes da própria horta e produtos locais é a proposta para o Festival Rio de Sabores.

Papos e Churrascos: apresenta o Mistura Perfeita, com variedade de saladas frescas, entrecot grelhado, molho de cebola e raiz forte, nhoque caseiro ao molho de nata com bacon e completando a mistura, uma cuca de farofa como sobremesa.

Rikai Sushi: Tarta do Cheff é o prato criado para o festival. Ele é um mix de peixe fresco, cubos de abacate, cebola roxa picada, pimenta fresca, coentro e flor de sal, acompanhado por molho de ostra, harmonizado com o leve toque cítrico do leite de tigre cremoso. Para dar textura, chips crocantes de batata rosa e cebola crispy. O chá Zamami (chá mate de maracujá, gengibre, xarope de açúcar, abacaxi e limão) acompanha o prato.

Rouxinol Sabores: o estabelecimento investiu nas raízes da região e misturou aipim, batata-doce roxa e inhame no Creme Raízes da Cidade, que será servido acompanhado de cubos de frango caipira, farofa de pão com crispy de cebola e pão artesanal regado com azeite da horta.

Via Ferro Bistrô: traz ao Rio de Sabores o Cestinho dos Imigrantes, com espetinho misto de coxa e sobre coxa desossado, linguiça da região e paleta suína, regado ao vinagrete, molho tártaro e farofa, acompanhados de batata rústica, queijo regional empanado, ovos de codornas e pepino dormidos em folhas de uvas. Dois shots de cachaça com limão regional complementam o menu.

Avaliação do público
Os pratos inéditos serão servidos nos próprios estabelecimentos e, desta forma, o circuito promove experiências gastronômicas, sensoriais e de interação. O público também será convidado a avaliar o circuito em uma plataforma própria, acessada por QR Code. A cada quatro pratos avaliados, o cliente ganha uma taça personalizada com a logomarca do evento. A promoção segue enquanto durar o estoque. “Com isso queremos incentivar o público a descobrir os sabores que ganharam destaque nesta primeira edição do circuito bem como reunir a percepção dos clientes ao longo dos 25 dias do Rio de Sabores”, explica Ana Paula Rosenbrock, gestora de projetos do Sebrae Regional Vale.

O Circuito Gastronômico Rio de Sabores é uma realização da Prefeitura de Rio do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Sebrae Santa Catarina e tem como apoiador o aplicativo Aiqfome.