Murilo coordenou dezenas de projetos ambientais, muitos deles desenvolvidos de forma voluntária e sem utilização de recursos públicos

A Câmara Municipal de Ibirama prestou homenagem ao professor, biólogo e presidente da ONG ACADEMA, Murilo Cristóvão, durante a sessão realizada na segunda-feira (15). Por proposição da vereadora Priscila Regina Dallabona Meneghelli, foi aprovada por unanimidade uma Moção de Aplauso em reconhecimento à sua trajetória dedicada à defesa do meio ambiente, à educação ambiental, à conservação da biodiversidade e à promoção do desenvolvimento sustentável.
Ao longo de sua atuação, Murilo coordenou dezenas de projetos ambientais, muitos deles desenvolvidos de forma voluntária e sem utilização de recursos públicos. Entre as iniciativas destacadas está o Projeto de Educação Socioambiental, realizado por meio de trilhas ecológicas e palestras, que já alcançou mais de 15 mil estudantes.
Também ganharam destaque os trabalhos de monitoramento das espécies raras e endêmicas Dyckia ibiramensis e Dyckia brevifolia, além do acompanhamento da Raulinoa echinata e do projeto de salvamento da ictiofauna durante as obras da Usina Salto Pilão, este realizado por meio de contrato técnico.
Segundo Murilo, os estudos apontam uma redução significativa das populações naturais das espécies monitoradas, especialmente das bromélias do gênero Dyckia, que teriam registrado diminuição de aproximadamente 80% em seu habitat natural, reforçando a necessidade da continuidade das pesquisas e ações de conservação.
O biólogo também destacou que os desafios atuais vão além da preservação da flora, abrangendo a proteção da fauna silvestre e doméstica e a conservação dos recursos naturais, especialmente da água, considerada essencial para a sobrevivência humana.
Com mais de 20 mil horas dedicadas a pesquisas e aproximadamente 25 mil quilômetros percorridos em atividades de monitoramento e estudos ambientais, todos respaldados por ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitidas pelo Conselho Regional de Biologia, Murilo afirmou que o reconhecimento recebido representa incentivo para seguir atuando.
Em manifestação pública, agradeceu à vereadora Priscila pela indicação e aos demais vereadores pela aprovação unânime da homenagem, além das palavras de incentivo recebidas durante a sessão.
“Recebi um combustível adicional para continuar alcançando objetivos tanto pessoais quanto coletivos através da ONG ACADEMA”, destacou.
A homenagem reforça o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da preservação ambiental e da conscientização da comunidade sobre a importância da conservação dos ecossistemas locais.
Histórico de lutas

Além da atuação técnica, Silvio também se tornou uma referência na educação ambiental. Desde 1999 à frente da Associação Catarinense de Assistência e Defesa do Meio Ambiente (ACADEMA), dedica-se voluntariamente à promoção de atividades educativas, palestras, cursos e trilhas ecológicas. Ao longo dos anos, milhares de estudantes, professores e moradores tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre sustentabilidade e preservação ambiental por meio de iniciativas conduzidas por ele.
Entre as homenagens recebidas ao longo da carreira estão os prêmios Fritz Müller, Expressão e Otto Rohnkol, além de uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos serviços prestados à causa ambiental.
A vereadora Priscila destacou que mais do um singelo reconhecimento, a homenagem aprovada pela Câmara ressalta o impacto do exemplo e da dedicação voluntária de Silvio Murilo, que ajudou a despertar em muitas pessoas o sentimento de pertencimento e responsabilidade com o meio ambiente.




