Após tramitação na Câmara, município de Ibirama poderá fazer empréstimo de até R$10milhões

Leo AW

Leo AW

Recursos serão aplicados principalmente em pavimentações, mas também serão aplicados em reforma de prédios públicos

Por Marcelo Zemke – Rede Vale Norte

 

Após tramitar na Câmara de Vereadores de Ibirama, foi aprovado na sessão de segunda-feira, 31, o Projeto de Lei nº 18/2021, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que autoriza o Município a contratar Operação de Crédito com o Banco do Brasil, com a Garantia da União. Com a aprovação, foi autorizado o empréstimo de até R$10 milhões ao município, que deverão ser investidos em pavimentação asfáltica para os acessos às localidades do interior, aquisição de equipamentos e reforma dos dois prédios públicos, o da antiga prefeitura e arquivo público.

> Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.

O projeto chegou a ser alvo de um pedido de informação da bancada do Podemos e PL, e não foi aprovado na votação. Além dos aliados Executivo votarem contra a proposta, o do vereador Saulo Eduardo Fonseca, que foi co-autor do pedido, também votou contra o pedido de informação.

“Foram dez votos a favor, e uma abstenção, ou seja, que não foi a favor e nem contra. Agradeço a maioria, que entenderam muito bem a justificativa e que autorizaram o financiamento. Agora, a documentação vai para a Secretaria do Tesouro Nacional, para sabermos se podemos ou não pegar o empréstimo”, destacou o prefeito Adriano Poffo, autor do projeto.

Obras de pavimentação

Conforme ele os recursos serão aplicados principalmente em pavimentações. Ele destacou à TV Vale Norte que as obras do tipo estão entre os principais pedidos da comunidade. Conforme ele, só há três formas de ser fazer este tipo de obra; emenda parlamenta, parceria com moradores ou financiamento. “A pavimentação foi muito cobrada pela maior parte da população durante o período eleitoral. Temos três obras maiores que queremos fazer, que dão acesso há algumas localidades, como até a nova escola no bairro Areado, ligação na rua Guarani de quase 1km, sentido Rafael. Sentido Taquaras, Ponto Chic, no próprio bairro Nova Stetin, sentido à escolinha. Enfim, levar estes acessos para o interior”, revelou. A lista de ruas comtempladas será divulgada pela prefeitura nos próximos dias.

Sobre a compra de maquinário, ele informou que será avaliada ainda há necessidade de compra, pois o município irá receber dois caminhões caçamba basculante de emenda parlamentar do deputado federal Rogério Peninha Mendonça. Também devem receber recursos para reforma os prédios históricos do Arquivo Municipal e da antiga prefeitura. “As obras não são por questões estéticas, mas de real necessidade”.

Os juros do financiamento serão de 3,3% ao ano. “Salientando que todos municípios financiam, o que é extremamente normal. E nós estamos conseguindo um financiamento com juros de apenas 3,30% ao ano, o que é baixíssimo. Vale lembrar, também, que só financiamos porque temos capacidade para isso, e para ações importantes para a cidade”.