Ele destacou os desafios de equilibrar as demandas da população com entraves administrativos

Marcelo Zemke
Reeleito vereador pelo Podemos, Ayres Petersen assumiu em outubro de 2024 o cargo de secretário municipal de Obras de Ibirama. Em frente à sede da secretaria, ele destacou os desafios de equilibrar as demandas da população com entraves administrativos, como a falta de equipamentos e a necessidade de licitações. Ayres justificou sua decisão afirmando que acredita poder contribuir mais na secretaria do que no Legislativo, deixando uma vaga na Câmara para ser preenchida. “Eu acredito que posso contribuir mais à frente da secretaria do que como vereador,” disse. Ele também ressaltou que a vaga deixada na Câmara será preenchida pela suplente Priscila, garantindo continuidade na representação legislativa.
Segundo Ayres, a situação da Secretaria de Obras é comparável a um hospital com pacientes em tratamento, referindo-se às máquinas que necessitam de manutenção. Ele destacou o empenho dos mecânicos da equipe para realizar reparos internamente e, assim, reduzir custos. “O que pudermos consertar na nossa oficina, faremos lá. Só mandamos para fora aquilo que realmente não conseguimos resolver,” explicou. O secretário da Obras destacou ainda que a equipe está motivada e que o ambiente de trabalho tem se fortalecido com o espírito de colaboração.
Ações em Andamento e Planejamento
Nos primeiros dias de gestão, a secretaria concentrou esforços na limpeza e recuperação de vias, começando pela Rua Duque de Caxias e o Bairro Operário. Equipes também atuaram na reparação de pontes, embora algumas estruturas exijam licitações devido à complexidade do trabalho. “Não podemos colocar pessoas em risco sem mão de obra especializada,” frisou.
Sobre o planejamento, ele reconheceu que as chuvas e a falta de servidores em férias dificultam a execução de projetos mais amplos. No entanto, ele garantiu que as ações seguem uma sequência e que a comunicação com a população será transparente. “Alguém terá que esperar, mas faremos o possível para atender a todos,” garantiu.
Compromisso e Expectativas
Ao encerrar, o secretário reiterou que o sucesso da secretaria depende do trabalho conjunto. “Ali, somos uma grande família. Não é o secretário ou o diretor que faz algo sozinho. É o grupo todo, trabalhando em prol de Ibirama,” afirmou.
Embora os desafios incluam maquinário em reparo, como patrolas e caminhões, o secretário demonstrou otimismo. “Será um longo caminho, mas as pessoas podem esperar dedicação, compromisso e muito trabalho.”
A gestão de Petersen na Secretaria de Obras promete ser marcada por empenho e diálogo com a comunidade, buscando soluções que priorizem eficiência e responsabilidade administrativa.