Dia D da campanha Outubro Rosa terá exames preventivos de câncer de mama e colo do útero
No próximo sábado, 19 de outubro, a Unidade de Saúde do Centro de Presidente Getúlio abrirá suas portas para o Dia D da campanha Outubro Rosa, oferecendo exames preventivos de câncer de mama e colo do útero sem a necessidade de agendamento. A ação especial é voltada para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
A ação acontecerá das 8h às 12h, com foco na promoção da saúde feminina e na prevenção de doenças, permitindo que as mulheres realizem mamografias e exames preventivos de forma facilitada.
Este atendimento especial complementa o serviço já oferecido todas as sextas-feiras, das 7h às 19h, como parte do esforço contínuo da Secretaria de Saúde para promover a prevenção da saúde feminina.
A Secretaria reforça a importância dessa iniciativa e convida todas as mulheres de Presidente Getúlio a participarem da ação, garantindo que cuidem de sua saúde de forma preventiva. Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (47) 3352-5599.
Importância do diagnóstico precoce
Receber o diagnóstico de câncer é sempre algo difícil. E no Brasil, cerca de 66 mil pacientes receberam o diagnóstico de câncer de mama em 2022. Com uma incidência de 99% nas mulheres, a doença também pode acometer homens. A forma mais importante de detecção é através dos exames de mamografia.
Em Santa Catarina, mais de 90 mil mulheres realizaram o exame somente em 2023. O tempo médio de espera entre a requisição e realização é de 20,65 dias. Tempo precioso, já que a detecção precoce é fundamental.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos pode ser curado se descoberto logo no início. Na Maternidade Carmela Dutra, apenas em 2023, já foram realizadas 2.018 mamografias. Número 30% maior que em 2022.
Na outra ponta, estão mulheres que passaram pelo tratamento e tiveram que realizar a mastectomia, ou seja, a retirada da mama. Para estas mulheres, há a garantia legal da realização de cirurgia de reconstrução mamária.
Mas a realização da cirurgia de reconstrução mamária, por vezes, não é a opção escolhida, neste sentido, o Governo do Estado também vai disponibilizar através da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da AMUC, a distribuição de sutiãs com próteses de silicone.