As temperaturas mais elevadas são esperadas no Grande Oeste, principalmente próximo à divisa com o RS e na fronteira com a Argentina, onde as máximas oscilam entre 36 e 38°C, podendo chegar aos 40°C
Foto: Foto: Roberto Zacarias/SECOM
–
A partir desta segunda-feira, 05, uma massa de ar quente atua sobre Santa Catarina, favorecendo o predomínio do calor intenso no estado, que deve persistir pelo menos até a sexta-feira, 09.
Ao longo da semana os dias já amanhecem abafados e as temperaturas se elevam rapidamente até o período da tarde, quando as máximas ficam entre 32 e 35°C em praticamente todas as regiões. As temperaturas mais elevadas são esperadas no Grande Oeste, principalmente próximo à divisa com o RS e na fronteira com a Argentina, onde as máximas oscilam entre 36 e 38°C, podendo chegar aos 40°C. No Vale do Itajaí o calor também será bastante intenso, com máximas de 38°C na terça (07) e na quarta-feira (08), enquanto no restante da semana permanecem próximas dos 35°C.
Nas horas mais quentes do dia há risco de desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de SC recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.
Informações dos meteorologistas Nicolle Reis e Caio Guerra
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.