Após decretar situação de emergência em 2023, o município de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, recebeu R$ 500 mil da Defesa Civil Nacional para recuperação de danos. A cidade passou por oito enchentes somente no ano passado.
O aporte financeiro ocorreu após o pedido referente as primeiras inundações que aconteceram em outubro.
Para ser encaminhado ao governo federal, Presidente Getúlio elencou 68 pontos que precisariam de recursos para recuperação, sendo 49 da enchente de outubro e outros 19 de novembro. Do total, foram aprovadas, por enquanto, apenas 20, referentes ao mês de outubro. As de novembro seguem sem análise.
Valor será investido para recuperação de ruas após as enchentes
Os R$ 500 mil enviados serão utilizados para a recuperação de pavimentação nas ruas Abel Ceola, Ingo Rickmann, Ricardo Stein e Alberto Kertzendorff. Além disso, devem ser melhoradas das condições das estradas gerais de Caminho Leão, Ribeirão Urú, Caminho Tamanduá e Ribeirão da Onça.
Com os valores, o município ainda pretende investir na recuperação de bueiros, contenção da margem do Rio Krauel (Pinheiro Alto) e recuperação do guarda-corpo da ponte da Rua Maximiliano Poffo.
As fortes chuvas registradas, em Presidente Getúlio causaram transtornos na cidade. A situação do município, foi monitorada pelo nível do rio que invadiu casas, comércios e espaços públicos. A região Central ficou sem acesso.