Comissão da Defesa Civil tem o envolvimento de Câmaras de Vereadores de todo o Alto Vale
Em reunião da UCAVI, é criada Comissão da Defesa Civil com o envolvimento de Câmaras de Vereadores de todo o Alto Vale. A Defesa Civil foi o tema central da Assembleia Geral da Ucavi, realizada em Rio do Campo, cujo evento contou com a participação do Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando.
Além de vereadores e servidores de câmaras municipais de 27 cidades, o evento reuniu prefeitos, coordenadores municipais de defesa civil e demais representantes dos municípios
Durante cerca de duas horas o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil falou sobre a atual estrutura da Defesa civil, sobre a gestão das barragens, medidas adotadas durante o fenômeno de outubro que atingiu toda a região e principalmente, respondeu vários questionamentos dos presentes. O presidente da UCAVI, Jean Carlos Leite e o presidente da AMAVI, prefeito José Thomé, entregaram um documento em nome das duas instituições solicitando a execução de obras que permitam o melhoramento fluvial dos rios na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, minimizando as cheias no Alto e Médio Vale.
Entre as medidas solicitadas e consideradas prioritárias, estão a execução das pequenas barragens, a construção do canal extravassor e o desassoreamento do Rio Itajaí, conforme consta no Plano JICA.
Na oportunidade ainda, foi criada uma comissão, proposta pelo Presidente da Câmara Municipal de Ibirama, Fernando Jost que trabalhará o tema Defesa Civil no âmbito das Câmaras Municipais do Alto Vale. “É com base nesta ampla representatividade de vereadores do Alto Vale que incentivaremos várias ações no âmbito da Defesa Civil, a começar pela criação e organização de leis correlatas para que a estruturar e organizar a Defesa Civil em todos os municípios”, disse, assinalando que os trabalhos começam ainda em 2023.
Fernando Jost foi escolhido como Coordenador desta comissão. O vereador Valdemar Schaefer também esteve presente e participou das discussões.