Sc tem média 500 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes por mês.

Picture of Denize Blasius

Denize Blasius

Uma média de 500 crianças e adolescentes sofrem abuso sexual por mês em Santa Catarina, segundo dados do Programa Sentinela Estadual, divulgados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Porém, a estimativa é que o número seja muito maior. Na avaliação do Ministério Público, cerca de 90% dos casos não são denunciados, por medo dos abusadores ou por desconhecimento do problema.

Os dados compilados pelo MPSC revelam que, no período de janeiro de 2019 a maio de 2023, foram registrados 21,4 mil casos de violência sexual contra pessoas vulneráveis no Estado, sendo 85,91% contra vítimas do sexo feminino. Esses crimes ocorrem predominantemente no período da tarde, entre 12h e 17h59min. O perfil dos agressores também é notável, com 97% dos registros envolvendo homens, sendo que em 43% dos casos, eles têm idades entre 25 e 50 anos.

Essas informações fazem parte de um mapeamento da violência sexual que possui a finalidade de identificar as características do abuso sexual de menores em Santa Catarina. Luciana Uller Marin, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública do MPSC faz parte do projeto, e explica que pela análise dos perfis é possível identificar que a maioria dos casos ocorre dentro do núcleo familiar:

— Existe uma relação entre o abusador e o abusado, possivelmente de parentesco. E esse é um dos motivos para haver subnotificação dos casos, por medo ou pressão da família para não denunciar.

Para a coordenadora, crianças e adolescentes precisam saber diferenciar práticas abusivas de práticas de carinho, já que não é raro que o autor desses abusos seja alguém inserido no contexto familiar, e com algum tipo de autoridade sobre eles.

Fonte :NSC Total

Casamento Comunitário em Ibirama: Unindo Sonhos e Regularizando Vidas!

Descubra como o Casamento Comunitário em Ibirama está transformando vidas e unindo sonhos! Em uma parceria inovadora com o Cartório de Registro Civil, casais em união estável têm a oportunidade de regularizar sua situação de forma especial, com cerimônias civil e religiosa no mesmo dia. Com inscrições abertas até 23 de outubro e a cerimônia marcada para 23 de novembro, este evento promete fortalecer laços familiares e religiosos. Não fique de fora dessa celebração única que valoriza o amor e a união! Venha fazer parte dessa história emocionante!

Read More »

Hansahoehe completa 88 anos

Prédio foi confiscado em 1942 e devolvido à comunidade em 20 de setembro de 1986 Fotos Arquivo Marcelo Zemke O edifício Hansahoehe, um marco arquitetônico

Read More »