
Um apagão nacional também afetou moradores de cidades do Alto Vale na manhã desta terça-feira, dia 15. A situação mais crítica ocorreu por volta das 08h50 da manhã, quando municípios da região de Rio do Sul ficaram com mais de 90% da população sem eletricidade.
A Celesc informou que o problema ocorrido foi um ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.
O ERAC é um “corte de energia” para aliviar o sistema nacional para manter o equilíbrio entre geração e consumo. Ao todo 20 estados mais o Distrito Federal foram afetados pelo apagão desta terça, diz a Celesc.
A companhia destaca que ainda não há informações oficiais da causa que levou a atuação do ERAC, mas que o fornecimento de energia está sendo restabelecido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Nota da Celesc
“A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.
O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia. Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.
O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC.”