Aprovada doação de viaturas militares ao Paraguai

Destaque Geral

O Plenário do Senado aprovou projeto (Pl 296/2022) que autoriza o Poder Executivo Federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar vinte viaturas operacionais MBB 1418 revitalizadas ao Exército Paraguaio. Conforme a relatora, senadora Soraya Thronicke (União-MS) afirmou que a doação vai reforçar do bom relacionamento bilateral entre Brasil e Paraguai.

A proposta permite que o Poder Executivo federal, por intermédio do Ministério da Defesa doe ao Exército paraguaio vinte viaturas MBB 1418 revitalizadas do Exército brasileiro. A doação não acarretará impacto orçamentário decorrente de novos encargos financeiros para o Estado brasileiro. Os veículos MBB 1418, que são caminhões, serão doadas no estado em que se encontram e as despesas com o envio para o Paraguai correrão por conta do governo daquele país. A relatora do texto, senadora Soraya Thronicke, do União de Mato Grosso do Sul, aponta que a doação é um reforço do bom relacionamento bilateral entre Brasil e Paraguai. Para a senadora, o gesto vai estreitar, ainda mais, os laços de cooperação mútua. Ao ler o relatório de Soraya Thronicke, o senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, reforçou que as viaturas que serão doadas integram frota em desativação do Exército brasileiro:

Cuida-se de viaturas que integram frota em desativação do Exército brasileiro e que serão úteis para as atividades do Exército paraguaio. Essa circunstância é, sem dúvida, de interesse de ambos os países. O intercâmbio entre os respectivos exércitos revela-se salutar tanto quanto ao estreitamento da cooperação bilateral e também no adensamento das relações entre os dois países no campo da defesa. verifica-se clara convergência de interesses. Some-se a esse quadro o reforço do bom relacionamento bilateral. O gesto há de estreitar, ainda mais, os laços de cooperação mútua. Observa-se, por fim, que as despesas com o traslado serão custeadas pelo governo paraguaio. A proposta vai à sanção presidencial.

Por Regina Pinheiro / Rádio Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *