Por Marcelo Zemke – Jornal Vale do Norte
Paciente luta contra um Linfoma de não Hodgkin e necessita ser medicado para curar o câncer.
Há um ano e meio de luta contra Linfoma de não Hodgkin, o pedreiro José Ainton Joaquim, o Seu Zé, precisa comprar um medicamento de alto custo para o tratamento da doença. O detalhe é que o medicamento não é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que o custo do fármaco é elevado, estando em torno de R$56mil.
Ele é morador de Ibirama tentou obter o medicamento Ibrutinibe via judicial, mas ainda não obteve retorno. A caixa com 120 comprimidos seria para um mês de tratamento.
Seu Zé chegou a realizar cinco sessões de quimioterapia, mas teve que parar o tratamento por recomendação médica conta de problemas no coração, já que as doses, cada vez mais fortes, poderiam levá-lo a óbito.
Conforme os exames médicos, as informações científicas disponíveis e as orientações especializadas, o medicamento, em dose diária de comprimidos de 140 mg, é o tratamento indicado, sendo a única alternativa para conter o avanço do câncer.
Enquanto busca recursos para o tratamento, Seu Zé está morando em uma casa cedida pela família Debroski.
Linfoma de não Hodgkin
Segundo o Inca, o linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer com origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin.
O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças. Como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar. Pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos. De modo geral, o LNH torna-se mais comum à medida que as pessoas envelhecem.
Por razões ainda desconhecidas, o número de casos duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos.
Entre os linfomas, é o tipo mais incidente na infância. Os homens são mais predispostos do que as mulheres.
Angariar recursos para a compra
Para angariar recursos para a compra do medicamento, está sendo organizada uma feijoada no dia 28 de maio. A feijoada será a partir das 11h no Salão da Capela São João em Nova Stettin. Os cartões custam R$20,00. No dia haverá ainda bingo e música ao vivo.
Um Pix no CPF de Gilmar Debroski também está sendo usado para angariar recursos para compra do medicamento. O número de chave é 352.267.819-20. Qualquer valor é bem-vindo.
Também há uma vaquinha disponível. Basta apontar a câmera do celular para acessar o site.
https://www.vakinha.com.br/2781347