Na tarde da última quinta-feira, 14, uma comitiva de Ibirama, integrada pelo Poder Executivo (liderada do vice-prefeito Jucélio de Andrade, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) ) e o Poder Legislativo (liderada pelo Presidente Valdemar Schaefer e mais oito vereadores) realizaram uma visita ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, sediado em Timbó, para conhecer um pouco mais sobre os métodos e benefícios da descentralização do licenciamento ambiental.
Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.
O Município de Ibirama está avaliando uma parceria técnica com o CIMVI no sentido de oferecer o serviço de Licenciamento Ambiental Municipal, garantindo maior agilidade, qualidade e redução de custos ao cidadão. O licenciamento ambiental ágil é fundamental para o processo de desenvolvimento socioeconômico e sustentável.
O CIMVI reúne expertise para assessorar e dar todo o suporte técnico aos municípios. Com a parceria, o Município de Ibirama terá um grande avanço na questão de licenciamento ambiental e poderá regular sobre a exploração de recursos naturais, como licenciar a construção, ampliar e modificar as atividades e empreendimentos que venham utilizar recursos naturais, realizando os controles ambientais necessários para cada atividade.
Vários questionamentos e dúvidas foram esclarecidas na reunião, o que trará maior tranquilidade para o encaminhamento das providências para efetivar a parceria entre o Município e o CIMVI em 2022.