A segunda-feira (28) começou com temperatura negativa em Santa Catarina. Em Urupema, na Serra, a mínima chegou a -0,04 °C às 6h. Ao longo do dia, a expectativa é de mais frio, com chance de neve e chuva congelada.
Além disso, a previsão do tempo aponta que a presença de uma frente fria causa nebulosidade e provoca o declínio nas temperaturas entre a segunda e quarta-feira (30) em todas as cidades catarinenses. Nesta tarde, as máximas não devem passar dos 5 °C na Serra e no Meio-Oeste.
Na cidade de Bom Jardim da Serra, município na mesma região, às 8h os termômetros marcaram 0,4 °C. Em São Joaquim, também na Serra catarinense, por volta das 6h a mínima chegou a 1,6 °C.
Temperaturas
Apesar do frio previsto para a segunda, na terça-feira a temperaturas caem ainda mais. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina, a temperatura deve chegar na casa dos -7ºC na Serra. Já Oeste, a mínima prevista é de -3 °C. No litoral, os termômetros ficam entre 3 °C e 7 °C.
A quarta-feira seguirá gelada, mas o sol aparece entre nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. O amanhecer ainda deve ter mínimas abaixo de 0 °C, especialmente na Serra.
Neve em SC
Moradores fizeram boneco de neve em Anitápolis, na Grande Florianópolis, em agosto de 2020 — Foto: Sérgio Krtiscka/Arquivo pessoal
O último registro de neve em Santa Catarina ocorreu entre os dias 20 e 21 de agosto, quando 11 municípios informaram o fenômeno. Na época, ao menos 40 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer, a menor delas foi registrada no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, onde os termômetros marcaram – 8,6 °C.
Desde então, Santa Catarina registra temperaturas baixas ao amanhecer e geadas (veja abaixo o vídeo sobre a neve no estado em 2020).
Por G1 SC