Por Sindréia Nunes – TV Vale Norte
Quinze notebooks estão disponíveis para os alunos fazerem pesquisas e aprenderem a usar a nova ferramenta
O primeiro laboratório de informática da rede municipal de ensino de Vitor Meireles já está disponível para uso dos estudantes. O espaço foi inaugurado no fim de março e fica na escola municipal que leva o mesmo nome da cidade, na área central. Quinze notebooks servirão para muitas crianças que até então tinham pouco contato com esse tipo de ferramenta.
Uma delas é a Nicolly Lara, de 10 anos. Ela diz que antes de ter acesso ao laboratório de informática na escola, teve contato com computador apenas para jogos, e em poucas oportunidades. “Eu achei muito bom esse espaço para a gente melhorar nossas habilidades de escrever e para saber mais como usar as tecnologias de hoje em dia”, comenta.
O João Vitor Ferreira Cidral, de 11 anos, também já teve aula no laboratório de informática. Ele conta que aprendeu a usar várias ferramentas, inclusive online. “Agora já sei mexer na internet. Antes eu não sabia fazer isso muito bem, mas o professor ensinou e já aprendi a fazer pesquisas. Os notebooks são bem rápidos o que também é bem legal”.
A unidade de ensino atende estudantes da pré-escola ao quinto ano. Segundo a diretora, Elacir Eckenberg Prange, o laboratório de informática representa uma grande contribuição para o processo de aprendizagem das crianças. “Os notebooks irão ajudar muito em trabalhos de pesquisa, para aprofundar conteúdos. É um ganho para professores e alunos”, destaca.
A secretária de Educação de Vitor Meireles, Alini Neili Masote de Almeida, conta que a pasta elaborou o projeto para a montagem do espaço e a partir de então foi atrás dos recursos. Através da destinação de emenda parlamentar do deputado estadual Fabiano da Luz, no valor de R$ 57 mil, a compra dos notebooks foi possível.
“Todos os nossos professores já possuíam acesso a computadores para poder trabalhar, mas pensando na parte pedagógica diretamente com os alunos, ainda não tínhamos as ferramentas adequadas. Foi pensando nisso que resolvemos criar esse espaço”, comenta a secretária sobre a iniciativa. De acordo com ela, o objetivo é informatizar todas as escolas da rede municipal.