Canal extravasor não foi construído
Marcelo Zemke
Na sessão de segunda-feira, dia 09, a situação da Barragem Norte em José Boiteux foi um dos principais temas discutidos na Câmara de Vereadores de Ibirama. A Barragem Norte tem sido pauta constante do Jornal Vale do Norte, que acompanhou os andamentos das negociações com a comunidade indígena e o andamento da licitação para a recuperação do local. Já foram realizados estudos ambientais e da Componente Indígena, no valor de R$ 594 mil, e a contratação de empresa para execução do Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental, no valor de R$ 579 mil, elaboração Plano de Contingência para Eventos Hidrológicos e Geológicos na comunidade indígena da Barragem Norte.
O vereador Adolfo Fiedler (MDB), destacou que a Barragem Norte foi construída com o principal objetivo de amenizar os impactos de enchentes na região do Vale do Itajaí com a contenção das águas das chuvas. “Muitos cidadãos temem a possibilidade de haver algum comprometimento em alguma parte da estrutura da Barragem Norte devido à falta de investimentos no local há vários anos. Havendo alguma danificação importante, questiona-se se a Barragem continua integralmente apta a suportar a força/pressão de toda água que vem sendo acumulada”.
A preocupação do vereador reflete a preocupação das comunidades em torno da estrutura. Ainda não foram realizada as obras do canal extravasor. Na sexta-feira 13, a estrutura começou a verter uma lâmina de água.
Os comandos elétricos e hidráulicos, que estavam danificados desde 2014, também ainda não foram recuperados. “Sugeri que o Governo do Estado divulgue para a comunidade os laudos técnicos da atual condição estrutural da Barragem Norte até para tranquilizar a população que reside nas cidades abaixo de José Boiteux e que recebem as águas represadas”, relatou o vereador.
Comporta fechada
Uma comporta da barragem ficará fechada por tempo indeterminado. Um problema fez com que os técnicos da Defesa Civil do Estado desistissem da ação no domingo (15), quando houve a abertura de uma das duas comportas existentes na estrutura.