Vacinação contra a gripe é liberada para criança de até 12 anos

Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

Medida passa a vale a partir desta segunda-feira (29), em Presidente Getúlio

Devido ao grande aumento de internações por vírus respiratórios no Estado e a possível falta de leitos de UTI pediátrica, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina decidiu estender a faixa etária de vacinação contra a gripe, para crianças de até 12 anos. Em Presidente Getúlio, este público-alvo poderá ser vacinado a partir de segunda-feira (29).

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

A vacinação contra a influenza permite prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. As vacinas serão feitas nas UBS Centro, Niterói e Pinheiro e não é necessário agendamento.

Fazem parte do público-alvo idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses até 12 anos, gestantes, puérperas, professores, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas ou deficiência, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A meta é imunizar 90% do público prioritário até dia 31 de maio, quando finaliza a campanha.