Cerimônia preparação das urnas teve a participação do Jornal Vale do Norte.
A 14ª Zona Eleitoral de Ibirama realizou na quarta-feira, dia 19, a preparação das urnas para o segundo turno das eleições, que acontecem em 30 de outubro. Partidos políticos, coligações, entidades fiscalizadoras, imprensa e público em geral puderam acompanhar a cerimônia pública promovida pela zona eleitoral. O processo foi acompanhado pela Juíza da 14ª Zona Eleitoral Manoelle Brasil Soldati Bortolon, pelo Promotor Eleitoral Guilherme Brodbeck e pelo Jornal Vale do Norte.

Conforme o chefe do Cartório da 14ª ZE em Ibirama, Camilo Leandro Sales, os editais das cerimônias públicas foram encaminhadas aos partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil. As urnas já estão carregadas, desde o 1º turno, com os sistemas eleitorais e os dados dos eleitores. Agora houve a atualização somente dos dados para os candidatos à presidência da República e ao governo de Santa Catariana, o que torna o processo mais rápido.
Após esse procedimento são realizados testes de funcionamento e as urnas são lacradas. Elas não realizarão nenhuma operação antes do dia e hora programados para a votação, portanto qualquer tentativa de ligar a urna, antes de 30 de outubro, será fracassada. Os lacres são assinados pelo juiz eleitoral e representantes de entidades fiscalizadoras. “As mídias de resultados do primeiro turno não podem ser reutilizadas. Elas devem ficar guardadas por um prazo pré-determinado. Temos que gerar novas mídias”, informou o chefe da 14ª ZE em Ibirama.

Após a preparação das urnas, os compartimentos delas são lacrados fisicamente com lacres especiais produzidos pela Casa da Moeda, cujas propriedades químicas impedem qualquer tentativa de violação: ao ser retirado, aparece imediatamente a inscrição de que foi violado. Todas as portas de acesso físico à urna são lacradas.
No total são 34 urnas para seções efetivas para os municípios de Dona Emma, Ibirama, José Boiteux, Presidente Getúlio, Vitor Meireles e Witmarsum e outras 19 urnas de contingência (reservas que só são utilizadas caso as urnas da seção apresentem problema). “Em José Boiteux, o número de tentativas para biometria foi muito alto. A sugestão que demos foi a de substituir as urnas utilizadas (modelo 2010), pelo modelo 2013 com o propósito de agilizar o processo”, disse Camilo.
A substrução foi acatada pela juíza da 14ª Zona Eleitoral, Manoelle Brasil Soldati Bortolon

Teste de integridade
Na ocasião, houve ainda o teste de Integridade de Urna Eletrônica. O processo consiste em uma espécie de batimento cujo objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado pelo equipamento. O teste simula uma votação normal e leva em consideração as circunstâncias que podem ocorrer durante o pleito.
Sendo assim, segue o mesmo rito de uma seção eleitoral comum, como emissão da zerésima (documento que comprova não haver nenhum voto na urna antes da votação) e impressão do Boletim de Urna (BU), relatório impresso que contém a apuração dos votos armazenados no equipamento.

Urna foi escolhida pelo Jornal Vale do Norte
A Juíza da 14ª Zona Eleitoral, Manoelle Brasil Soldati Bortolon, pediu que escolha da seção para teste pudesse ser feita pelo Jor. Marcelo Zemke do Jornal Vale do Norte, que acompanhava o processo. A Urna Eletrônica escolhida foi a da seção de número 12.
Os votos foram preenchidos anteriormente pela Juíza da 14ª Zona Eleitoral Manoelle, pelo Promotor Eleitoral Guilherme Brodbeck e o jornalista Marcelo Zemke. Os votos foram digitados na urna por uma servidora da 14ª Zona Eleitoral.

O chefe do Cartório da 14ª ZE em Ibirama, Camilo Leandro Sales, destaca que somente na região do Vale Norte conta que a geração de novas mídias deriva da necessidade de atualizar as urnas com os dados dos candidatos que seguem em disputa no segundo turno, além das informações sobre o eleitorado e as seções já carregadas no primeiro turno.
Na região do Vale Norte (14ª Zona Eleitoral) são mais de 43mil eleitores aptos a votar.
Por Marcelo Zemke – Jornal Vale do Norte