Trajetória de ensino público de qualidade é celebrada com destaque para a atuação em Ibirama

Marcelo Zemke
Em 2025, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completa 60 anos de dedicação ao ensino superior público e de qualidade. Para marcar essa trajetória de conquistas, a universidade lança uma série de conteúdos especiais que resgatam a história da instituição e evidenciam ações de impacto social desenvolvidas em todo o território catarinense. A série será publicada ao longo do ano no portal oficial da Udesc.
Em entrevista ao especial “Udesc 60 anos”, o diretor-geral do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), professor Marino Eyerkaufer, destacou o papel transformador da universidade em Ibirama e região. “A Udesc nasceu da necessidade de desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. A criação da Escola de Engenheiros de Joinville foi o ponto de partida. Desde então, a universidade tem formado profissionais que contribuem de forma efetiva para o crescimento do estado. E aqui em Ibirama não é diferente”, afirma.
A partir dos anos 1970, foi implantada a Escola de Veterinária, onde foi realizado o primeiro clone bovino— símbolo da vocação científica e inovadora da universidade. A partir dessas primeiras iniciativas, a Udesc expandiu gradativamente seus cursos e centros, sempre buscando atender às demandas regionais de Santa Catarina.

CEAVI em Ibirama
A atuação da Udesc em Ibirama começou a se estruturar de forma permanente em 1º de janeiro de 2007, com a incorporação dos cursos da Fundação Educacional Hansa Hammonia (FEHH), processo aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. Em 2018, o curso de Engenharia Sanitária foi substituído por Engenharia Civil, adequando-se às demandas regionais.
Hoje, quase 40 projetos de extensão são desenvolvidos pelo Ceavi, atendendo diretamente à comunidade local. “A universidade está dando retorno ao contribuinte com qualidade. Somos a quarta melhor instituição de ensino superior em Santa Catarina, segundo ranking estadual, e figuramos entre as melhores do mundo no ranking internacional da THE”, ressalta Marino.
A Udesc é a única universidade pública estadual catarinense e mantém presença ativa em dez municípios, com 13 centros de ensino e 60 cursos de graduação presenciais e a distância, além de outros 60 de pós-graduação. Conta também com 26 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e um sistema de rádio educativa com emissoras em Florianópolis, Lages e Joinville.
De acordo com o reitor José Fernando Fragalli, os marcos da consolidação da Udesc incluem a expansão para diversas regiões, como o Alto Vale do Itajaí, e a verticalização do ensino, com a oferta de formação contínua do ensino superior à pós-graduação. “A Udesc tem uma história de compromisso com o desenvolvimento regional, a inclusão e a excelência acadêmica. Celebrar 60 anos é reconhecer essa trajetória e renovar nosso compromisso com o futuro”, afirmou.
A presença da Udesc em Ibirama, segundo o diretor Marino, é fruto do esforço de lideranças locais e regionais, que compreenderam a importância de uma universidade pública no fortalecimento da educação e do desenvolvimento econômico e social. “É uma história que nos orgulha e que segue sendo construída todos os dias com nossos estudantes, professores, técnicos e com a comunidade”, conclui.