Nesta sexta-feira, 8, ocorrerá a comemoração dos 200 anos de imigração alemã no Brasil e os 127 anos de colonização de Ibirama com programação especial no munícipio e com apoio do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O evento comemorativo tem como objetivo homenagear e destacar a importância da contribuição da comunidade alemã na cultura, economia e sociedade ibiramense ao longo destes dois séculos.
A ação é coordenada por Marlene Siegle Schronrock, que atua na Udesc Alto Vale como professora voluntária em um projeto de extensão que, dentre outras ações, realiza aulas de alemão para toda a comunidade.
As atividades iniciarão às 8h no Colégio Hamônia, no Centro, e, em seguida, terá visitas nas praças Franz Blohm; Paul Aldinger; e José Deeke.
“Convido a todos para prestigiar este marco histórico e render nossas homenagens aos imigrantes alemães e seus descendentes cuja herança cultural está em nossa cidade e País”, diz Marlene Siegle Schronrock.
O evento é organizado pela Instituto Cultural Hammonia (ICH), vinculado à Udesc Alto Vale, a Sociedade Escolar Hamônia e o Departamento Municipal de Cultura.