O presidente Donald Trump está suspendendo as viagens do Brasil para os EUA à medida que a pandemia de coronavírus piora na maior nação da América Latina.
A ordem do presidente, publicada neste domingo, nega a entrada de “todos os estrangeiros” que estavam no Brasil duas semanas antes de sua tentativa de entrada nos Estados Unidos. O pedido entra em vigor em 28 de maio.
O Brasil tornou-se rapidamente um dos países mais atingidos do mundo, enquanto a Organização Mundial da Saúde adverte que o epicentro da pandemia mudou da Europa e dos EUA para a América do Sul.
“Vimos muitos países da América do Sul com um número crescente de casos e claramente há uma preocupação em muitos desses países, mas certamente o mais afetado é o Brasil neste momento”, disse Mike Ryan, diretor executivo do programa de emergências da OMS. durante uma coletiva de imprensa na sede da organização em Genebra.
O Brasil tem mais de 347.000 casos confirmados do vírus e pelo menos 22.013 pessoas morreram. Neste ponto, apenas os Estados Unidos são mais afetados em termos de casos positivos totais.
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, subestimou o vírus repetidamente, descartando-o como uma “gripezinha” e atacando as ordens de permanência em casa impostas pelos governadores como um “crime”.
O próprio secretário de imprensa de Bolsonaro deu positivo para o vírus em março, depois de participar de uma reunião com o presidente brasileiro e Trump. O incidente suscitou preocupação com a saúde de Bolsonaro e Trump na época, embora ambos os líderes tenham testado negativo para o vírus.
*Informações de CNBC
https://www.cnbc.com/2020/05/24/trump-suspends-travel-from-brazil-as-coronavirus-pandemic-worsens-in-south-america.html