Curso iniciou neste domingo, dia 17 com o apoio do Grupo Tradicionalista Amigos da Tradição e Guapos da Roda de Mate.
Com o objetivo de ofertar aulas de dança tradicionalistas e folclóricas gaúcha, o Grupo Tradicionalista Amigos da Tradição e Guapos da Roda de Mate, estão com turmas abertas para o curso de danças de salão. O curso iniciou no domingo, dia 17. A atividade é retomada após dois anos sem ser realizada, tendo em vista às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Com a volta do curso, também está programado a realização do baile de formatura das turmas em 24 de setembro, mês em que é comemorado a Revolução Farroupilha. “Tentamos realizar o baile sempre próximo à data da Semana Farroupilha. No dia 20 de setembro é comemorado o dia do Gaúcho, mas na semana do dia 13 ao 20, são comemorados a Revolução Farroupilha”, explica o instrutor, Marionei de Souza.
O curso é gratuito e aberto para todas as idades. Conforme o instrutor de dança, Ederson Paul, para fazer a inscrição, basta levar 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para famílias carentes. “Fizemos assim no curso passado e conseguimos beneficiar três famílias. Então vamos repetir. Também cada aluno fica responsável pela venda de quatro ingressos, sendo uma mesa para baile”, informou.
Serão abertas turmas de Básico e Avançado, com o início dos encontros neste domingo, dia 17, às 17h, no Ginásio de Esportes João Moretti, em frente aos Bombeiros Voluntários de Ibirama. “Estamos contentes com a procura das pessoas a cada ano e o evento nos engrandece muito dentro de nossa tradição, por isso, procuramos a cada ano, fazer um evento maior”, disse Eder.
Não é necessário ter um par para iniciar o curso, as duplas serão organizadas na primeira aula. O curso é voltado para toda a família, e além da coreografia, o curso prioriza o respeito e a harmonia. “Além da tradição, o curso também prioriza o respeito entre as famílias, peões e prendas”, disse Marionei.
Já baile do dia 24 de setembro está previsto para acontecer no Salão da Igreja São Pedro São Paulo de Dalbérgia.
Aulas para integração social
Além de aprender uma dança, participar de um baile de formatura e tirar fotos ‘pilchado’ no melhor do traje gaúcho, as aulas também possibilitam uma maior integração social, além de muita diversão. O uso do traje não é obrigatório.
“As aulas de dança exercitam o corpo e mente”, diz o instrutor Marionei. “Tivemos caso em que uma mãe veio agradecer, pois o curso de dança salvou o casamento do filho”, completou Eder.
Conforme ele, também houve casais que se conheceram em cursos de dança. “Temos muitas histórias assim e é gratificante saber que a dança de algum modo melhorou a vida das pessoas”.
Quem quiser conhecer o trabalho e se inscrever no curso, pode entrar em contato pelo telefone (47) 99117 3035 com Marionei ou (47) 99173 0173, com Eder.
Por Marcelo Zemke – Jornal Vale do Norte