A corretora tem como jurisdição a Delegacia Regional – Região Vale Europeu em Ibirama
Marcelo Zemke
Corretora de imóveis, Terezinha Ribeiro foi empossada como delegada de Ibirama do Conselho Regional de Corretores de Imóveis -11ª Região (CRECI/SC). O Corretor de Imóveis que assume a função de delegado é responsável por representar o CRECI/SC no município de sua jurisdição e arredores, devendo cumprir e fazer cumprir a Lei nº 6.530/78. Conforme Terezinha, é papel do delegado ser o porta-voz do órgão junto aos colegas corretores de imóveis, além de orientar e assistir os agentes fiscais quando estes estiverem atuando nos municípios de sua região. A corretora de Ibirama tem como jurisdição, a Delegacia Regional – Região Vale Europeu.
A corretora é responsável pela supervisão de Ibirama e outras cidades próximas, onde atuam um número de aproximadamente 2mil corretores, entre aqueles que trabalham em imobiliárias e autônomos. A união entre os profissionais, promovida pelo conselho, fortalece o setor imobiliário e confere mais credibilidade aos negócios realizados. “Cuido de Ibirama, Dona Emma Vidal Ramos e cidades do entorno”, explica.
A função de um delegado dentro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis é também oferecer suporte aos profissionais, auxiliando-os em questões diversas e orientando sobre procedimentos e regulamentos. “A intenção do CRECI é estar mais junto com o corretor, dando mais suporte, e fazer com que esses corretores tenham mais união, e temos um suporte bem melhor”, disse.
A renovação observada no setor imobiliário é destacada pela delegada como algo positivo, evidenciando um crescimento contínuo e uma maior preocupação com a regulamentação e ética na profissão. O suporte oferecido pelo CRECI, que antes era limitado, agora abrange não apenas a fiscalização, mas também o apoio e orientação aos corretores, contribuindo para um mercado mais transparente e seguro para os consumidores.
A presença de profissionais não credenciados e atravessadores no mercado imobiliário é uma preocupação que a profissional reconhece, destacando a importância de se realizar negócios de forma legal e ética, sob pena de consequências legais graves para os infratores.
Para reportar irregularidades e buscar orientações, Terezinha enfatiza que o conselho oferece canais diretos de comunicação, garantindo que as denúncias sejam averiguadas e tratadas adequadamente pelos órgãos competentes.
Corretor de imóveis
A profissão de corretor de imóveis foi regulamentada em 1962 e requer que os profissionais tenham o registro no CRECI, obtido por meio do curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI).
A função do Delegado é fundamental dentro da estrutura do Conselho, pois a categoria precisa de pessoas preparadas para ouvir e encaminhar as demandas dos profissionais que atuam em todas as regiões do Estado, repassando aos corretores e a sociedade informações gerais a respeito da atuação do CRECI/SC e, estreitando a relação com os corretores de imóveis.
Além disso, os delegados também auxiliam na fiscalização do exercício irregular da profissão, recebendo denúncias e repassando ao Departamento de Fiscalização.