Há cerca de dois meses, teve início a sensibilização dos moradores atendidos pela rede coletora de tratamento de esgoto em Ibirama para utilizarem o serviço. Desde então, a população tem recebido informações através de visitas domiciliares e por anúncios em rádio, jornal e sites de notícias. Com a chegada do período eleitoral, algumas formas de divulgação precisam mudar, mas o trabalho continua dado à importância do tema.
Em respeito à legislação, conteúdos pagos em veículos de comunicação devem ser suspensos. Porém, informações veiculadas de forma espontânea sobre a ligação na rede de esgoto podem ser mantidas. As visitas domiciliares e as reuniões com a comunidade para falar sobre o sistema de esgotamento sanitário de Ibirama também têm permissão para continuar.
Dessa maneira, as assistentes sociais da empresa Econsult Group, a serviço da CASAN, continuarão nas ruas da cidade em busca dos moradores com o serviço de tratamento de esgoto disponível para o seu imóvel. Durante as visitas, as profissionais falam do impacto positivo do serviço de saneamento para a saúde pública e o meio ambiente. Através de cartilhas e folders a população também recebe orientações de como realizar a ligação do esgoto doméstico na rede coletora da CASAN para tratamento.
Bruna Santana, gerente de Projetos da Econsult Group, empresa contratada pela CASAN para realizar o trabalho de conscientização dos moradores, diz que “entendemos que juntos impactamos muito mais. Por isso, devemos impactar positivamente. A sensibilização ambiental comunitária é uma das fundamentais ações para preservação do nosso planeta. Desta forma, a Econsult continuará realizando as visitas domiciliares e reuniões comunitárias com um único intuito, o de sensibilizar a população de Ibirama quanto à importância da ligação da rede de esgoto, para a qualidade de vida coletiva e para o meio ambiente. Ressaltamos que as execuções destas atividades nada têm a ver com questões políticas e partidárias, considerando o contexto eleitoral que o Brasil estará submetido a partir do mês de julho”.