Limpeza marca a primeira etapa de um plano mais amplo de vistoria e reabilitação da estrutura da barragem
Marcelo Zemke

Foto: Airton Fernandes/SPD
Nesta sexta-feira, dia 09 de maio, o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, estará em José Boiteux para acompanhar mais uma etapa dos trabalhos de limpeza na Barragem Norte.
A previsão é que o Secretário chegue ao local por volta das 15h. A comitiva parte da Prefeitura de José Boiteux às 14h40. Esta será a sétima visita de Hildebrandt ao município desde que assumiu a pasta, no dia 31 de janeiro.
Na última semana, a Barragem de José Boiteux, começou a receber a limpeza de galharia nas tulipas e nas galerias de descarga. A ação tem como objetivo viabilizar o início dos trabalhos de manutenção por parte das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
As obras iniciaram no dia 28 e de acordo com o secretário da Defesa Civil de SC, Mário Hidelbrand, as obras tinham prazo de ser concluídas em até dez dias. “A limpeza da galeria da Barragem em José Boiteux precisava acontecer para baixar o nível de água dentro das comportas. Desde 2023 o material não era retirado do local. Com isso concluído a equipe técnica da Celesc terá acesso ao equipamento, para que a vistoria na estrutura possa ser concluída e com ela o relatório finalizado com o levantamento de tudo o que precisa ser executado para o restabelecimento completo da operação da barragem. Segue sendo nossa prioridade”, informou.
A intervenção é resultado de uma vistoria técnica realizada em março, que identificou a necessidade de remoção de detritos como troncos, lixo e outros materiais acumulados na tulipa e na descarga de fundo da barragem. “Esse trabalho é fundamental para que a gente consiga, no curto espaço de tempo, iniciar o trabalho de revitalização integral,na Barragem de José Boiteux, devolvendo assim a segurança para o Médio Vale e para a Voz do Rio Itajaí-Açu.”, completou Hildebrandt, que acompanhou o início dos trabalhos.
Segundo técnicos da Proteção e Defesa Civil, esses resíduos estavam impedindo o escoamento adequado da água e elevando o nível da montante, o que compromete a segurança e dificulta a realização de manutenções preventivas. “Esses materiais elevam o nível da água a montante, dificultando o escoamento e inviabilizando a execução dos trabalhos. Com a limpeza, o nível tende a baixar, permitindo a atuação com segurança”, explicou o engenheiro Alex Sandro de Oliveira, da Secretaria da Proteção e Defesa Civil.
Diante da urgência da situação, o governador Jorginho Mello assinou ordem de serviço, no valor de R$ 117 mil, no fim do mes de abril
A limpeza marca a primeira etapa de um plano mais amplo de vistoria e reabilitação da estrutura da barragem. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Hildebrandt, destacou a importância da ação para garantir o fortalecimento da prevenção e proteção do Vale do Itajaí. “Essa é mais uma das nossas ações na estrutura, para que possamos colocá-la em total funcionamento o quanto antes. Estamos atuando com agilidade e responsabilidade buscando mitigar riscos e garantir a funcionalidade da estrutura, que é estratégica para a contenção de cheias e a proteção de toda a população do Vale Europeu”, afirmou o secretário.
Celesc

Após a limpeza, a equipe técnica da Celesc atuará na manutenção das comportas da barragem, em que prevê o diagnóstico de possíveis problemas e correções, como em uma das comportas que atualmente encontra-se fechada.
A ação ocorre em paralelo a um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de José Boiteux para a construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local. O projeto reafirma o compromisso do Estado com a segurança hídrica da região e com a proteção das populações que vivem no entorno da barragem.
A Barragem Norte, em José Boiteux, é uma das mais importantes do sistema de contenção de cheias, sendo a maior do sistema, do Vale do Itajaí, e sua plena operação é considerada estratégica para a segurança de milhares de moradores da região. O tema tem sido pauta constante do JVN.
Obras de compensação previstas
- Abertura e macadamização de estrada com 12 quilômetros, ligando as aldeias Sede e Toldo;
- Melhoria da estrada que liga aldeia Bugio a José Boiteux;
- Elevação de ponte sobre o Rio Platê;
- Construção de ponte pênsil sobre o o Rio Hercílio, em local viável técnica e financeiramente;
- Construção de 10 casas destinadas à aldeia Toldo, da etnia Guarani;
- Construção de escola com 285 metros quadrados;
- Construção de duas casas de pároco;
- Construção de unidade sanitária;
- Construção de um campo de futebol.