Secretaria de Saúde de Ibirama inicia 2025 com mudanças e ações emergenciais

Geral

Pasta foca em ações prioritárias como a contratação de profissionais e a aquisição de uma nova ambulância

Marcelo Zemke

Com a nova gestão, a Secretaria de Saúde de Ibirama também realiza mudanças e novos direcionamentos para a gestão, que tem priorizado o atendimento às demandas emergenciais e a reestruturação da equipe. Desde o dia 2 de janeiro, a unidade central de saúde manteve o funcionamento em formato de plantão e, gradativamente, outras unidades começaram a reabrir. “Já temos unidades como a UBS Dalbérgia, Serra São Miguel e Ponto Chic em operação, e no início de fevereiro, as unidades periféricas também estarão funcionando com equipes mais completas, incluindo médicos e dentistas que estão retornando das férias,” afirmou a secretária de Saúde de Ibirama, Marlete Dopke.

Uma das primeiras ações foi reestruturar a secretaria, mantendo profissionais da antiga gestão e realizando remanejamentos necessários. Atualmente, cerca de 170 servidores estão vinculados à Secretaria de Saúde, incluindo equipes do SAMU, Vigilância Sanitária e CAPS. “Já visitamos algumas unidades para apresentar a nova equipe e ouvir as demandas dos colaboradores. Ainda temos muitas visitas a realizar, mas estamos avançando gradativamente,” destacou.

Entre os problemas detectados, estão a falta de profissionais em algumas unidades. Marlete citou o exemplo do Ponto Chic, que está sem dentista no momento. “Estamos priorizando medidas urgentes, como a contratação de profissionais, para garantir que o atendimento não seja interrompido,” explicou.

No CAPS, questões envolvendo logística e o Ministério Público foram identificadas, e a equipe odontológica também apontou a necessidade de ajustes no quadro de profissionais e auxiliares.

Renovação da frota de veículos


Outro ponto crítico levantado foi a questão dos veículos da saúde. Apesar de estarem em funcionamento, a gestão já finalizou o processo de aquisição de uma nova ambulância, iniciada pela administração anterior. “A ambulância será mais equipada, ideal para transporte de pacientes para outras cidades. A previsão é que chegue em até três meses,” informou a secretária, destacando a importância da colaboração com outros municípios, como Presidente Getúlio, que tem cedido ambulâncias em casos de necessidade.

Fila de atendimentos e especialidades


Um dos maiores desafios é a fila de espera para consultas e exames especializados. A secretária reconheceu a alta demanda reprimida e garantiu que a gestão já trabalha em medidas para ampliar a capacidade de atendimento. “Estamos contratando mais profissionais e estabelecimentos de forma emergencial para dar fluidez a essa fila. Vamos contatar os cidadãos para entender as necessidades específicas e garantir que essas demandas sejam atendidas com a maior brevidade possível,” afirmou.

A secretária reforçou o compromisso da gestão com a saúde da população e pediu paciência enquanto as mudanças e adequações são implementadas. “Estamos com um olhar cuidadoso e tratando as urgências com prioridade. A população pode confiar que estamos empenhados em oferecer um atendimento digno e eficiente,” concluiu.

A Rede Vale Norte continuará acompanhando as ações da Secretaria de Saúde e trará atualizações sobre o andamento dos projetos e melhorias anunciadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *