A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza o projeto Laboratório de Robótica (Labot), que contempla cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino do município. O objetivo é auxiliar os estudantes das escolas municipais, no desenvolvimento intelectual de crianças através do ensino de robótica. São atividades executadas de forma lúdica e que tem o auxílio dos kits LEGO Robotics.
Conforme a secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause, além de desenvolver a construção de robôs, as crianças aprendem outros valores que influenciarão em seu desenvolvimento. “O Labot preocupa-se também em incutir nas crianças valores como liderança, o trabalho em equipe e a colaboração. Tudo isso é trabalhado através das dinâmicas realizadas diariamente com as turmas”, explicou. Desta forma, além de ser uma atividade atrativa para crianças e jovens, torna-se uma experiência repleta de descobertas.
O projeto também conta com um torneio a ser realizado ao final do curso, onde as equipes formadas pela Udesc e também da região, são convidadas a participar. Segundo os professores, Carlos Barth e Rudnei Dolla, este torneio é feito nos moldes da competição oficial First League League (FLL). “O FLL inclui premiações e as equipes participam colocando seus conhecimentos em prática em um dia muito especial, cheio de brincadeiras e diversão, que inclusive é aberto à comunidade”, explicou Barth.
Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama – Texto: Rafael Beling – Jornalista SC 03532-JP