Alerta da Defesa Civil cobre grande parte do Estado; terça (8) e quarta (9) terão mar agitado e ondas que chegam a 3 metros
Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.
A frente fria que avança no Estado deixa esta segunda-feira (7) nublada e com chance de temporais isolados em Santa Catarina. Na região Centro-Leste, os acumulados de chuva devem ser altos, com o risco moderado a alto para alagamentos e deslizamentos pontuais, segundo a Defesa Civil.

O órgão estadual emitiu alerta que vale a partir das 10h desta segunda-feira (7) às 23h59 de quarta (9).
A temperatura fica amena ao longo do dia. As máximas chegam a 12°C no Planalto Sul, e de 15°C a 18°C no Oeste e Planalto Norte. Nas deais regiões, a temperatura máxima não ultrapassa os 20°C.
Terça-feira (8) terá mar agitado
A frente fria se afasta do Estado e há a formação de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, o que provoca pancadas de chuva ao longo desta terça.
O risco para deslizamentos e alagamentos por conta do volume de chuva segue moderado a alto. A temperatura fica amena em todas as regiões, com mínimas de 8°C no Planalto Sul, de 11°C a 15°C no Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, variam entre 16°C a 19°C.
O mar fica agitado, com ondas de Leste e altura de 2 a 2,5 metros (com picos de 3 metros) no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
Quarta-feira (9)
Haverá pancadas de chuva isoladas no Meio-Oeste e na Grande Florianópolis, também com chance de altos acumulados de chuva na região e no Litoral Sul.
O risco de desastres permanece alto a moderado. As temperaturas mínimas variam de 10°C a 15°C no Oeste, Planaltos e 15°C a 19°C nas demais regiões. Já à tarde, as máximas chegam a 22°C no Oeste e Litoral Norte, 15°C no Planalto Sul e entre 15°C e 20°C nas demais áreas.
O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos e interrupção de fornecimento de energia elétrica. Com ondas de até 3 metros no Litoral Sul, 2,5 metros na Grande Florianópolis e 2 metros nas demais áreas, o risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
Por ND+