Sabão caseiro ajuda a custear alunos de karatê no Vale Norte

Destaque

Por Marcelo Zemke Rede Vale Norte

Fabricação das barras faz parte do projeto Atleta Sustentável, que oferece oportunidades aos jovens

Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.

Além da disciplina, concentração e respeito ao próximo aprendidos em um Dojo de Karatê, a sustentabilidade e a conscientização ecológica fazem parte da rotina dos alunos da escola de artes marciais Karatê Howe Dojo. A iniciativa é do Sensei, o professor Adrioney Howe, que tornou o sabão caseiro, um grande sucesso em Ibirama.

A fabricação das barras faz parte do projeto Atleta Sustentável, que oferece oportunidades aos jovens através do empreendedorismo. “Além da do treino e da disciplina, pensamos em melhorar o indivíduo por completo. Temos que nos transformar o tempo inteiro e evoluir em todas as áreas. Um dos objetivos é criar o espírito empreendedor nos alunos, e mostrar que quando querem algo, devem correr atrás”, disse.

A ideia do sabão caseiro veio no ano passado, mas foi adiada por conta da pandemia. Além de conscientizar a população e diminuir a quantidade de óleo descartado no meio ambiente, Howe destaca que o principal objetivo é o de ajudar os alunos e o Dojo financeiramente.

“Sempre tive a ideia de conseguir monetizar algo para ajudar os alunos que queiram economizar ou ter uma fonte de renda. Sempre tive essa ideia ambiental e o sabão caseiro e resolvi colocar em prática este ano e deu certo. A venda do sabão ajuda a comprar materiais ou a pagar inscrições nas competições”, disse o Sensei.

O sucesso do sabão é tanto, que muitos alunos são procurados pela comunidade para comprar o produto. “Muitas vezes os alunos não tinham dinheiro para fazer inscrições em competições. Resolvi desenvolver o sabão e ofereci para quem quer vender, assim eles também desenvolveram a habilidade da venda também”, disse. Os interessados podem comprar o sabão com os alunos ou no próprio Dojo.

 

Processo de fabricação 

Foto: Divulgação

O processo de fabricação do sabão é barato, mas requer dedicação. O principal ingrediente – o óleo de cozinha usado, se descartado de maneira errada é prejudicial ao meio ambiente. Reutilizando o produto, se evita um sério problema ambiental.

O óleo de cozinha está entre os principais poluidores do mundo, em um comparativo básico pode se dizer que um litro de óleo tem capacidade para poluir 100 litros de água.  “A primeira campanha foi com o óleo usado na casa dos alunos. Se descartado no ralo, ele é prejudicial ao meio ambiente”, conta.

A escola de karatê do professor Adrioney Howe teve início em 2008 e expandiu a modalidade para dezenas de alunos, em várias cidades na região.

Além de Ibirama, as aulas acontecem em José Boiteux, Presidente Getúlio e em Dona Emma. “Em Ibirama, temos aulas nas terças e quintas-feiras, em Presidente Getúlio e José Boiteux nas segundas e quartas-feiras”.

Interessado podem entrar em contado através do Instagram @karate_howe_dojo.

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *