Seguindo o nosso roteiro por Presidente Getúlio, o destaque desta sexta-feira é o Ribeirão Urú. A localidade é conhecida como a comunidade mais alemã do município. Quem escolhe passear pelo local, além, das características quedas d´água que nominam a região, como Vale das Cachoeiras, o Urú, possui uma visão privilegiada. Com belas construções em modelo enxaimel.
O acesso à comunidade é feito pelo bairro Niterói ou pelo Caminho Tamanduá. A primeira atração é a cachoeira do Urú. Subindo a estrada também é possível visitar as cachoeiras do Cipriani, da Gruta e do Vento. Em todas o acesso feito por trilhas, por isso, é necessário estar acompanhado de guia turístico. A Pousada batizada com o nome da localidade, Urú, oferece pesca esportiva e camping. E é também um atrativo para quem busca contemplar a natureza e um passeio tranquilo.
O diretor de Turismo Amadeu Gonçalves conta que existe uma grande preocupação para preservar a tradição e a natureza no local. “As pessoas que moram aqui procuram sempre manter as características das construções e viver em harmonia com a natureza. Essa época do ano, aumenta a procura nos espaços do Urú, e ficamos felizes por isso. Pedimos apenas que as pessoas se lembrem de apagar as fogueiras que fazem e levar com elas o lixo produzido”, comenta.
Tradição
No ano passado, a 9º Wandertag foi realizada na comunidade. Na caminhada pelo Ribeiráo Urú alguns participantes estavam trajados de “Fritz” ou “Frida”, tomaram café e seguiram para a caminhada pela região, a pé, de bicicleta, carroça e cavalo.
Fonte: Prefeitura de Presidente Getúlio