A população do bairro Operário, de Ibirama, terá a oportunidade de tirar dúvidas e receber informações mais detalhadas sobre a ligação do esgoto do imóvel na rede coletora da CASAN. Uma reunião será realizada na próxima terça-feira, dia 24 de maio, na Escola Municipal Bairro Operário, a partir das 19h, com técnicos da Companhia e as assistentes sociais da empresa Econsult Group.
Desde o início do mês, moradores do bairro já são visitados para serem incentivados a realizar a conexão ao sistema de esgotamento sanitário do município, e assim garantir a saúde da própria família e do meio ambiente. O encontro de terça-feira servirá para esclarecimentos mais técnicos sobre o processo de ligação e o funcionamento do sistema de tratamento de esgoto. Interessados em participar podem confirmar presença pelo whatsapp 98898-9835.
“Esse momento será uma ótima oportunidade para os moradores tirarem suas dúvidas. As visitas nas residências servem para que a população entenda a importância e necessidade do tratamento do esgoto. Na reunião, será possível ter detalhes sobre o processo de ligação na rede coletora do sistema diretamente com profissionais da CASAN”, destaca uma das assistentes sociais, Maria do Carmo.
A reunião faz parte do Projeto Técnico Social (PTS) do Sistema de Esgotamento Sanitário, realizado pela empresa Econsult Group, a serviço da CASAN. O objetivo é dialogar com a população, compartilhando informações sobre a importância do saneamento, garantindo que a população tenha conhecimento sobre os serviços e se sinta estimulada a ligar o esgoto do seu imóvel na rede coletora.
Hoje o sistema de esgotamento sanitário abrange cerca de 30% das residências do município. O serviço está em operação desde o ano passado, e disponível para moradores dos bairros Centro, Operário e Taquaras. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), instalada na rua 25 de Julho, pode tratar até 40 litros por segundo. Atualmente a estrutura opera em cerca de 40% da capacidade, o que demonstra que muitos moradores ainda precisam realizar a ligação na rede coletora.
As visitas domiciliares para a sensibilização da população iniciaram pelo bairro Operário e seguirão nos próximos meses para o Taquaras e depois Centro. Ao todo, 1.043 imóveis deverão ser visitados pelas assistentes sociais. As profissionais estão devidamente identificadas com uniforme e crachá.