Jaime Henrique de Oliveira foi empossado como vice-presidente Administrativo e Financeiro e Guido de Oliveira, Diretor Distrital
Foto Divulgação
Marcelo Zemke
A região do Vale Norte conta com dois representantes para gestão 2023-2025 na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL). O ibiramense Jaime Henrique de Oliveira foi empossado em março como vice-presidente Administrativo e Financeiro e Guido de Oliveira, de José Boiteux, como Diretor Distrital (Distrito 22).
A posse ocorreu no 4º Encontro Estadual de Presidentes de CDLs, que oportunizou reuniões do Conselho Estadual do SPC de Santa Catarina, da nova diretoria, do Conselho Diretor e da Assembleia Geral Ordinária (AGO).
Jaime Henrique de Oliveira foi empossado em março como vice-presidente Administrativo e Financeiro. Organizada em 33 distritos, a FCDL/SC fortalece o papel estratégico do varejo na economia destas regiões. Conforme encaminhado pela FCDL, há muito trabalho pela frente. “Por isso, consideramos essencial e de suma importância a união, a fim de fortalecer a representatividade na defesa dos legítimos interesses dos setores produtivos que geram renda, riqueza e oportunidades para todos os catarinenses. É isso que temos buscado, viajando por todo o Estado, encurtando as distâncias, seja por meio do trabalho de toda a nossa diretoria e dos Diretores Distritais ou ainda também por participações frequentes em reuniões por todo o estado, conhecendo de perto a realidade e os anseios de nossas CDLs. Um exemplo disso, é o PROGRES – Programa Estadual de Sustentabilidade, que objetiva valorizar, integrar e fortalecer nossas CDLs e o Movimento Lojista Catarinense. O programa foi apresentado recentemente, durante o 4º Encontro Estadual de Presidentes de CDLs”.
O Diretor do Distrito 22, que é composto pelas CDLs de Ibirama, Pres. Getúlio, Dona Emma, Vitor Meireles, Witmarsum e José Boiteux, conta que a posse é um marco para o município de José Boiteux. Guido presidiu a CDL de José Boiteux por seis anos de mandatos. “É uma grande responsabilidade e um reconhecimento perante às outras CDLs. Passamos por um período de pandemia e hoje a CDL cresceu e está com 55 associados em José Boiteux. Pelo tamanho da população, o número é expressivo”, avalia.
Guido de Oliveira destaca que pretende formar um elo de ligação entres as seis CDLs da região e o FCDL. “Vamos fazer pelo menos quatro reuniões distritais por ano com o objeto de estreitar os laços levar as demandas regionais para a FCDL”.
O presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior, além de relatar um pouco da sua trajetória no Movimento Lojista enfatizou: “Ratifico novamente que todas as lideranças e entidades parceiras devem se unir cada vez mais, a fim de fortalecer a representatividade na defesa dos legítimos interesses dos setores produtivos que geram renda, riqueza e oportunidades para todos os catarinenses. Seguimos firmes e confiantes em nossa gestão participativa, pautada nos pilares de renovação, transparência, representatividade, estabilidade e sustentabilidade”.
Convenção Nacional e Estadual em SC
O presidente anunciou que será realizada em solo catarinense, no mês de setembro de 2024, a 57ª Convenção Nacional e Estadual do Comércio Lojista, uma organização conjunta da FCDL/SC, em parceria com a CNDL e a CDL de Balneário Camboriú. “É uma oportunidade ímpar para aprimorar conhecimentos, ampliar relacionamentos e demonstrar a força do potencial turístico e econômico de Santa Catarina, e desde já todos estão convidados”, analisou.
Lideranças reforçam apoio
Durante o evento de posse, foi lançada oficialmente a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O coordenador da Frente é o deputado Nilso Berlanda (PL). “Sou varejista há 32 anos e chegou o momento de ser o coordenador dessa frente. Junto com os demais deputados, vamos tratar sobre tudo o que passa na Assembleia e que tem relação com o varejo”, disse Berlanda.
O Governador do Estado, Jorginho Mello, destacou que é necessário força e união para enfrentar os desafios e também se colocou à disposição da entidade. Informou também que Santa Catarina foi o segundo estado que mais gerou empregos no país em fevereiro, perdendo apenas para São Paulo. Dirigindo-se ao presidente e a nova diretoria citou uma frase de Santa Paulina. “Mesmo que ventem ventos contrários, não desanimem”. E anunciou ao final, o apoio do Governo do Estado para a realização da Convenção em 2024.
O Senador Jorge Seif relatou que os lojistas catarinenses não podem mais ser penalizados por fazerem o dever de casa e, por isso, não medirá esforços para que o país retribua para Santa Catarina a grande contribuição deste Estado. “Meu gabinete é a casa de vocês, quero poder ajudá-los em todas as demandas que forem necessárias”, concluiu o Senador.
As mensagens do presidente da CNDL e do presidente do SPC Brasil se complementaram no sentido de que o Movimento Lojista está alicerçado na união e integração.
A FCDL/SC
A FCDL/SC congrega 209 CDLs e mais de 43 mil associados. Integra o sistema CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Organizada em 33 distritos, a FCDL/SC fortalece o papel estratégico do varejo na economia destas regiões. Para cumprir sua missão, a FCDL/SC oferece um leque diversificado de opções a seus associados, com equipe qualificada, tecnologia de ponta e serviços inovadores. Um dos mais destacados é o SPC, o mais completo banco de dados em informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas.