Rede Feminina inicia campanha de doação mamografias na próxima semana

Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

Exames serão realizados de 24 a 28 de maio em uma clínica de Rio do Sul

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama inicia na próxima semana a sua campanha de doação de mamografias. Os exames serão realizados de 24 a 28 de maio em uma clínica de Rio do Sul e vão beneficiar cerca de 100 mulheres.

A presidente da Rede Feminina, Eva Scheidemantel, lembrou que a entidade realiza anualmente duas campanhas de doação de mamografias ao ano, mas que durante todo o ano segue ajudando a e custear os exames para mulheres que precisem com urgência. “Auxiliamos as mulheres que não tem condições de pagar e tenham requisição médica de urgência”, disse.

 Para a campanha ela lembra que a Rede conta com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde que cede gratuitamente o transporte para as pacientes. Todas as mulheres são acompanhadas por voluntárias da entidade e recebem inclusive um lanche após a realização dos exames.

As inscrições para campanha foram realizadas nos dias de 6 a 9 de maio na sede da Rede Feminina.

Mamografia

O principal exame para detectar o câncer de mama é a mamografia, realizada uma vez por ano em toda mulher com 40 anos ou mais. A partir dessa idade o risco da doença começa a aumentar significativamente. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado.
O autoexame também é importante, mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são máximas.