Grupo iniciou os trabalhos em junho de 2018, com a missão de levar carinho às pessoas internadas no Hospital Doutor Waldomiro Colautti
Marcelo Zemke
Levar alegria para o ambiente hospitalar. Assim é o tratamento dado aos pacientes dos ‘doutores’, voluntários do Projeto Sorriso. Assim é o tratamento dado aos pacientes dos ‘doutores’, voluntários do Projeto Sorriso. Sorrir é necessário, faz parte do processo e da força e motivação para enfrentar a rotina entre as quatro paredes de um leito hospitalar. Com esta missão, os “doutores”, voluntários do Projeto Sorriso realizaram a terapia do riso, ou palhaçaria, que consiste em atividades lúdicas, levando amor e carinho às pessoas que se encontram internadas no Hospital Doutor Waldomiro Colautti em Ibirama.
Um dos participantes do projeto, Volvei Garcia, conta que o Projeto Sorriso Ibirama teve início no dia 20 junho de 2018 com a participação de Volnei Garcia, o Dr Pateta, Rosimeire Jacinto como a Dra. Meilukinha, e Volnir Garcia, o Dr. Amnésia, então coordenador do Projeto Sorriso Timbó. “Na ocasião em reunião colocamos a proposta para o diretor do Hospital Doutor Waldomiro Colautti que com muita alegria abraçaram o Projeto. Seguimos então com muita alegria, dedicação, Amor e acima de tudo muita palhaçaria”, conta.
No ano seguinte em 2019, ingressaram no grupo do Projeto de Ibirama mais oito clowns. “Ficamos em 10 pessoas por um tempo, mas na corrida da vida e de outros projetos particulares alguns foram saindo. No decorrer de 2020 entraram para projeto três integrantes que estão ativos até hoje”, disse Volnei.
Apesar de levar a alegria, o trabalho dos palhaços também foi marcado por tristezas. “Ainda em 2020 tivemos a parada brusca, mas inevitável por causa do Coronavírus que assolou não só nosso País, mas também o Mundo. Em 2021, não podemos deixar de colocar de uma perda para o então Covid, que levou nosso querido Dr. Toicito, personagem de Antônio Bill”, lamentou.
Projeto Sorriso
Volnei destacou que para participar do projeto, além da vocação de atuar em um ambiente hospitalar, o interessado deve ter comprometimento em fazer do trabalho uma rotina. “Estamos com inscrições abertas até 29 de fevereiro”.
Quem quiser participar deve cumprir alguns requisitos, entre eles: ter acima de 18 anos, ter disponibilidade de duas horas semanais em dia fixo, ser uma pessoa comprometida, revelar suas tendências na Palhaçaria, ter disponibilidade para oficinas e encontros de aperfeiçoamento (acontece em alguns fins de semana no decorrer do ano), ter equilíbrio emocional, estar com esquema vacinal completo, afinal você estará dentro de um hospital,
Os interessados em participar devem entrar em contato Instagram @projetosorrisoibirama ou pelo número (47) 98801-1107, com Volnei Garcia.
O Projeto Sorriso é baseado no trabalho do médico americano Patch Adams, pioneiro na utilização dos palhaços e terapia do riso em vários hospitais do mundo, e que escreveu o livro com o título ‘O amor é contagioso’ e inspirou um filme estrelado por Robin Willians.