O projeto tem como objetivo principal dar mais segurança a pedestres e ciclistas.
A revitalização da Rua Curt Hering foi tema de uma reunião envolvendo Prefeitura, representantes e associados da CDL(Câmara de Dirigentes Lojistas) e ACIPG (Associação Comercial e Industrial de Presidente Getúlio), vereadores, comerciantes e empresários da cidade. Na pauta, estava a apresentação da primeira parte de um grande projeto de mobilidade urbana no município.
Elaborado pela empresa Alfabeg (vencedora de processo licitatório) e tendo como responsáveis técnicos o engenheiro civil e mestre em Engenharia de Transportes, Alexandre Gevaerd, e a arquiteta, Manoela Freiberger Sehnem, o projeto tem como objetivo principal dar mais segurança a pedestres e ciclistas.

O prefeito, Nelson Virtuoso, aproveitou a oportunidade para ressaltar a empresários, lojistas e população em geral, a importância de aumentar a segurança da via. “Estamos falando de uma rua que é parte de uma rodovia estadual, onde trafegam diariamente, e em alta velocidade, milhares de caminhões de carga e veículos pesados. Além disso, têm os estabelecimentos comerciais, onde os clientes estacionam e muitas vezes, ao abrir a porta dos veículos, atingem ciclistas”, destaca.
Conforme levantamento realizado pela Prefeitura, com dados repassados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, de janeiro a setembro, foram registrados 70 acidentes envolvendo carros e bicicletas na rua Curt Hering. Isso equivale a 7,7 acidentes por mês ou um acidente a cada dois dias.
Paralelamente a preocupação da administração municipal em dar mais segurança, há o receio dos lojistas na supressão de algumas vagas de estacionamento no período que antecede o Natal, melhor época para o setor, segundo os comerciantes. Em resposta, o chefe do executivo, ciente da importância das vendas, informou a decisão (definida previamente) de paralisar a obra neste ano e retomar em janeiro de 2023, quando o movimento é menor.
Ao retornar, as obras devem seguir o projeto, com as alterações possíveis sugeridas pela comunidade. E para reduzir o impacto das 90 vagas de estacionamento a menos, a Prefeitura trabalha na elaboração de um projeto de lei para que proprietários de terrenos ociosos, cedam o imóvel para servir de estacionamento público. Em contrapartida, será isentada a cobrança do IPTU.
O projeto
No momento, está em discussão a obra que vai do Fórum até a entrada da rua Dr. Getúlio Vargas. O trecho, que compreende 900 metros, terá demarcação e pintura da ciclovia, canteiros, áreas de descanso em toda extensão da rua, demarcação das vagas de estacionamento, plantio de árvores e sinalização viária.
Porém, o projeto total (para execução conforme os recursos da Prefeitura)b inclui melhorias na extensão do Portal ao Fórum, além de uma rota alternativa para caminhões, na rua Traugott Muller, através do acesso pela rua Ernest Muller.
Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Presidente Getúlio