
Programa desenvolve um trabalho preventivo nas escolas contra as drogas e violência
Crianças dos 5º anos das escolas lotaram o Centro de Eventos Manoel Marchetti em Ibirama na noite de quarta-feira, 16, para a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que, desde 2000, já formou mais de 6mil alunos do município. Ao todo 263 alunos do 5º ano das escolas municipais, estaduais e particular de Ibirama se formaram e receberam o famoso mascote do programa, o leãozinho de pelúcia Daren, além do sorteio de várias bicicletas. Todos os alunos receberam certificados e concorreram ao sorteio de brindes, encerrando a solenidade com o juramento e a canção do programa.
Cabo PM, Silvio Cesar Alexandre, coordenador geral do Proerd, destaca que Polícia Militar não tem poupado esforços para realizar o Proerd na área da 2ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar. “As crianças adoram o programa e levam o conhecimento para as famílias. O programa nasceu nos Estados Unidos, chegando no Brasil em 1992 e em SC em 1998 e já são mais de 1,6 milhão de crianças formadas”.
O Proerd é um programa desenvolvido pela Polícia Militar com o objetivo de promover a prevenção ao uso de drogas e à violência entre crianças e adolescentes. “É um projeto que dá certo”, completa o prefeito em exercício, Jucélio de Andrade.
Com policiais militares nas escolas, o programa busca ajudar a criança a desenvolver sua autoestima, transmitir conhecimentos sobre os riscos e consequências do envolvimento com drogas e promover a tomada de decisões seguras e saudáveis. “O 5º ano das escolas é estratégico, pois é nessa idade em que as crianças podem formar opinião junto às famílias. Temos relatos de várias famílias que são regeneradas”, disse o Capitão PM, Gustavo Córcova.
O programa desenvolve um trabalho preventivo nas escolas, objetivando a conscientização das crianças e os adolescentes sobre a problemática das drogas e suas consequências.