Índice de chuva pode ultrapassar os 100 milímetros na região e Defesa Civil recomenda que a população fique atenta as novas ocorrências de inundações
A Defesa Civil de Rio do Sul trabalha desde a quarta-feira com o nível de criticidade de emergência, por causa do rio Itajaí-Açu ter ultrapassado a cota de 6,5 metros. Ontem a noite a maior medição foi de 8,30m, por volta das 23h, quando começou a baixar, fato que continua até o início da tarde desta quinta-feira, por conta do tempo sem chuva em todo o Alto Vale.
Os níveis do rio e das barragens podem ser acompanhados em tempo real no site da Defesa Civil de Rio do Sul, onde está disponível, aviso sobre condições de enchente, cota de inundação, quando há indicação que as áreas do município neste nível serão alagadas, e cota de atenção, quando o morador destas áreas, precisa ficar atento para possível retirada de pertences ou evacuação. No site da Defesa Civil encontra-se ainda a cota de inundação das ruas do município.
A Defesa Civil do município continua acompanhando os boletins meteorológicos emitidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e através destes indicativos, recomenda as atividades para a população do município. Como há previsão de muita chuva para os próximos dias, principalmente entre sexta-feira e domingo, a recomendação é de que as pessoas que já estão em áreas alagáveis, permaneçam fora de casa. Assim como os locais que podem alagar com a elevação do nível atual precisam de constante atenção. É importante ter um plano de evacuação.
“É importante que o cidadão tenha consciência de que os modelos indicam muita chuva para o final de semana, inclusive com volumes que podem ultrapassar os 100 milímetros aqui na cidade e em outras regiões do Alto Vale e do Estado. Este volume pode variar e inclusive ser ainda maior, então, por isso, todos precisam prestar atenção nos informes e já ter um plano de ação. Não é possível falar em nível do rio neste momento, pois depende de inúmeros fatores, mas é importante que todos tenham cautela, avaliem a cota das ruas para saída e estejam cientes sobre a melhor forma de retirar pertences e para a própria segurança˜, avalia o diretor da Defesa Civil, Renato Abreu.
Recomendações quanto ao período de chuvas
Além de inundações, a chuva pode provocar outras ocorrências, o que exige atenção de toda a comunidade, não apenas daquelas que residem em áreas mais baixas. É o caso de deslizamentos de terra, queda de muros, árvores ou rachaduras. O solo está encharcado e oferece risco. Por isso, o morador que tiver visto movimentações incomuns em terrenos, rachaduras aparentes em paredes, muros ou árvores, procure deixar o local de maneira imediata e informe a Defesa Civil pelo telefone 199.
Fique atento aos riscos
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
- Se afaste de postes e árvores;
- Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
- Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.
🚨 Emergências, ligue 199
💻 Acesse: https://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/index.php
🤳🏽 Baixe em seu celular: Alerta RSL
🚔 Guarda Municipal, ligue 153