Município é pioneiro na região Vale Norte.
Prefeitura de Presidente Getúlio, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, dá um passo importante para incentivar a avicultura colonial e também atender produtores que precisam adequar-se às normas sanitárias para comercialização de produtos. Será inaugurada na próxima quinta-feira (30), às 10h, a Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados.
Instalada na antiga escola do Rio Krauel, a estrutura possui 83,95 metros quadrados e conta com todos os equipamentos necessários para o processo de classificação, embalagem e rotulagem de ovos. A capacidade de beneficiamento é de 100 dúzias por hora.
Através de Termo de Cessão de Uso, a Associação Getuliense de Produtores de Ovos Caipiras (AGPOC) é quem utiliza e gerencia a Unidade. Atualmente, três associados já beneficiam suas produções, que somam cerca de 1.500 dúzias por mês. Os produtos podem ser encontrados em supermercados e padarias, e agora, atendem também o mercado institucional, como a merenda escolar.
O investimento foi de cerca de R$ 110 mil, com recursos próprios do Município. Desde 2020, trabalhou-se na reforma completa do espaço, que incluiu troca de forro, esquadrias, instalação de revestimento em toda a edificação, nova pintura e novos sanitários.
“Mais uma vez, o poder público trabalhando em benefício da comunidade. Reconhecemos a atividade destes produtores. Sabemos que esta é a fonte de renda deles e que, gera receita para o município”, diz o prefeito, Nelson Virtuoso.
Para Rosnei Schmidt, presidente da Associação Getuliense de Produtores de Ovos Caipiras (AGPOC), a unidade de beneficiamento em Presidente Getúlio é a realização de um sonho. “Com isso, conseguimos legalizar nossos produtos, que agora, podem ser comercializados em todo lugar”, reconhece.
Os interessados em fazer parte da AGPOC podem entrar em contato através do e-mail agpocovoscaipira@gmail.com ou ainda com as secretarias de Agricultura, Cidasc ou Epagri de cada município.
Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Presidente Getúlio