Recuperar a visão e poder realizar atividades que parecem corriqueiras para a maioria, é isso que acontece com os pacientes, que foram operados. Essa semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um mutirão de Cirurgias de Olhos. Dessa vez, 33 idosos foram encaminhados para a Sociedade Hospitalar Comunitária Annegret Neitzke, em Pouso Redondo. Do total de procedimentos, 22 são de catarata e 11 de pterígio.
As cirurgias são realizadas nesse modelo de mutirão, desde 2018. De lá pra cá, 266 pacientes recuperaram a visão, em ações agendadas e encaminhadas através da Secretaria de Saúde, por meio do sistema SISREG. Os pacientes são acompanhados por profissionais da saúde e o transporte é custeado pela Prefeitura.
A secretária de Saúde, Iara Possamai, conta que não existe fila para esses procedimentos no município. Os pacientes são regulados e encaminhados para a cirurgia conforme a demanda e liberação no sistema. “A nossa prioridade é manter a qualidade de vida da população, dentro da realidade do município”, enfatizou.
Visão
A catarata é uma doença que causa perda parcial ou total da visão, podendo deixar a vista turva ou embaçada, além de diminuir a visão noturna e causar hipersensibilidade à luz. Enquanto o pterígio, tem como principais sinais e sintomas os olhos vermelhos e a fotofobia (sensibilidade à luz).Saúde realiza mutirão de cirurgias de olhos.
Fonte: Prefeitura de Presidente Getúlio