Presidente Getúlio: Município não tem previsão para receber vacinas

Geral

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Getúlio informa que estão em falta, em todas as unidades básicas de saúde, as vacinas Pentavalente e Tríplice Bacteriana (DTP). O município não recebe novas doses do Ministério da Saúde, desde setembro do ano passado, e não existe previsão para uma nova remessa. Com isso, mais de 400 crianças aguardam pela imunização.

A pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais e protege bebês de dois, quatro e seis meses, da difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e da bactéria haemophilus influenzae tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Já a DTP deve ser aplicada em crianças de um ano e três meses e quatro anos. Ela imuniza contra a difteria, tétano e coqueluche.

A secretária de Saúde Iara Possamai informa que apesar de não dispor das doses e não haver prazo para receber novas, é preciso que os pais procurem a unidade. “Os responsáveis devem continuar a procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer as vacinas indicadas no calendário da criança. Nesse momento, a vacinadora anotará os dados da criança e o contato dos pais para informar assim que as doses chegarem”.

Fonte: Prefeitura de Presidente Getúlio