Visitas fazem parte da programação de aniversário do município.
Desde o dia 31 de maio, cerca de 930 estudantes visitaram o Museu Histórico para conhecer melhor a história do município através da exposição fotográfica e visita guiada “118 anos de Presidente Getúlio”, inclusos na programação de aniversário da cidade.
Apresentado pelo professor de História, Evanoé Motta, o projeto foi contemplado por estudantes tanto da rede municipal, quanto estadual. As visitas foram feitas por estudantes de ensino fundamental e médio e estavam abertas também para o público em geral.
Através de fotos, Motta conseguiu contar parte da história de Presidente Getúlio. “As fotografias do meu acervo chamaram a atenção, pois muitos nunca tinham visto nossa cidade como ela era nos anos 20 ou 30. As ruas, as poucas casas e as que já foram demolidas, os pequenos comércios, as igrejas, entre outras coisas”, pontua.
“Sinto que através deste trabalho, foi despertado em muitos alunos um grande interesse em saber sobre sua história, quem foi seu antepassado que veio para a América, de qual país europeu veio, onde se estabeleceu quando chegou ao Brasil, enfim”, observa Motta.
Paulo Cesar Longen, secretário de Educação, Cultura e Desporto fala sobre a preocupação em inserir história na programação de aniversário. Valorizar isso é muito mais do que reconhecer o trabalho dos homens e mulheres que construíram Presidente Getúlio. É preciso conhecer o passado para compreender o presente”, afirma.
O projeto vai até o fim do mês de julho e instituições interessadas deverão agendar as visitas. O contato pode ser feito através do número 3352-3341.
Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Presidente Getúlio