Prefeitura de Presidente Getúlio reúne famílias atingidas por incêndio

Geral

As sete famílias atingidas pelo incêndio, ocorrido há uma semana, em Presidente Getúlio, participaram de uma reunião, na manhã desta sexta-feira (07). O objetivo do encontro, que ocorreu na Prefeitura, foi discutir sobre a reconstrução do centro comercial e a retomada dos negócios.
O diretor do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento), Vladimir Arthur Fey, explicou que é possível a instituição, junto com o Badesc (Agência de Fomento de Santa Catarina), disponibilizar operações de crédito, tanto para a reconstrução do prédio, quanto para a disponibilização de capital de giro e aquisição de estoque para os empresários.

“As imagens do incidente circularam o estado, e recebemos um comunicado da Casa Civil, e pedido da Prefeitura, para auxiliar as famílias. Por isso, viemos saber como podemos minimizar e permitir retomada o mais breve, das ações comerciais”, contou Fey. O diretor esclareceu que essa é uma primeira reunião e o acompanhamento dos empresários será constante, até que todos se reestabeleçam.

A reunião foi tomada pela emoção, com a descrição do sentimento de perda, por parte dos empresários. “Ver aquele fogo transformando tudo em cinzas, foi um filme de terror. O nosso lugar é ali. A gente tem força pra recomeçar, tem garra, mas precisa de ajuda. Todos nós precisamos do seu Aldo Barth (proprietário do imóvel). Se ele reconstruir, a gente tem pra onde voltar”, descreveu emocionada a proprietária do Bazar Ki-Legal, Luciane Weirich Demarchi.



Desde o incidente, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, está em contato com as famílias. A Secretaria de Assistência Social documentou as perdas e necessidades de cada família, e esse documento foi compartilhado com os representantes do BRDE e do Badesc. Ficou definido que os empresários deverão escolher os representantes do grupo, para que os encaminhamentos sejam mais céleres.
O deputado estadual Jerry Comper, que realizou a intermediação entre a Prefeitura e a Casa Civil do Governo do Estado, para atendimento das famílias, também compareceu à reunião e se dispôs a auxiliar no que mais for necessário.