Foi realizada nesta quarta-feira (08), na Sala do Empreendedor de Ibirama, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal do Brasil. De acordo com o Analista-Tributário da Receita Federal, Kelcio César Goeder, Ibirama é a segunda cidade do Alto Vale do Itajaí a ofertar o serviço, sendo que o primeiro município foi Taió, e também na data de hoje passará funcionar, oficialmente, o PAV no município de Salete.
Com o novo espaço, cerca de 20 serviços serão ofertados em Ibirama, entre eles, os que envolvem questões de Imposto de Renda, movimentações relativas ao Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) e Cadastro de Imóveis Rurais (CAFIR), consultas de pendências fiscais e emissão de documentos diversos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Krüger, explica que o PAV fará a intermediação com o posto de atendimento de Rio do Sul, e aquele que deseja obter os serviços deve portar consigo os documentos pessoais. “O PAV será responsável pelo registro do protocolo eletrônico do solicitante junto à Receita Federal e proporcionará a prestação dos serviços da Receita Federal em Rio do Sul, evitando assim o deslocamento de contribuintes até outros municípios, promovendo economia de tempo e custos financeiros para o cidadão, além do importante papel de inclusão digital e de cidadania fiscal”, destacou.
Estudo da Receita Federal aponta economia para o bolso dos contribuintes.
Em 2022 a Receita Federal trouxe mais de R$ 50 mil reais em economia de transporte para os habitantes de quatro cidades da Jurisdição da Delegacia da Receita Federal de Blumenau.
Por meio de convênio firmado entre a Receita e os municípios, os PAVs objetivam trazer o Autoatendimento Orientado e protocolo de serviços não disponíveis online para Pessoas Físicas e o Microempreendedor Individual na estrutura do Município, evitando-se o deslocamento do contribuinte até um ponto de atendimento presencial da Receita.
A iniciativa procura disseminar os serviços disponíveis no sítio eletrônico; incluir a população menos favorecida; proporcionar economia e segurança aos contribuintes e disponibilizar atendimento célere e seguro com a colaboração dos servidores do município.
São disponibilizados diversos serviços, como: autoatendimento orientado, que corresponde a mais de 44% do volume de atendimento, bem como a verificação de pendências fiscais, inscrição/alteração no Cadastro de Pessoa Física (CPF), emissão de DARF/GPS, parcelamentos, protocolo de serviços não disponíveis online, certidão da situação fiscal, CAEPF, Pendência de malha IRPF, Cópias de processos ou documentos, Impugnação de autos de infração, CAFIR, entre outros.
Em 2022 nos 4 PAV´s ativos da DRF/Blumenau nas cidades de Taió, Timbó, Ascurra e Nova Trento, foram atendidos 1036 contribuintes. Considerando a distância dessas cidades até o Atendimento presencial mais próximo da RFB, seriam necessários percorrer 99.154 quilômetros ida/volta, ou seja, uma economia estimada de pelo menos R$ 54.534,70 para os munícipes.
O ato simbólico de inauguração contou com a presença do Prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, do vice-prefeito, Jucélio de Andrade, além do Delegado-adjunto e Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Marcelo Stoiani Nercoline, o Assistente do Delegado e Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, Kelcio César Goedert, servidores públicos e comunidade em geral.
Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama – Texto: Rafael Beling – Jornalista SC 03532-JP